TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Constitucional

Por:   •  15/3/2022  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência politica

Prof: Jaime Barreiros neto

Aula 01- 08/02

  1. Ciência política: Noções introdutórias
  1. O poder politico
  2. O conhecimento cientifico
  3. Origens da ciência politica
  4. Culturismo x Institucionalísmo
  1. Relações da ciência com outros ramos do conhecimento
  1. Ciência politica x historia
  2. Ciência política x economia
  3. Ciência politica x psicologia
  4. Ciência política x teoria geral do estado
  5. Ciência politica x direito

A arte de conquistar, manter e exercer o poder- Maquiavel

UMA ENERGIA ABSTRATA QUE ATUA SOBRE AS SOCIEDADES HUMANA LIMITANDO A SOCIEDADE ATUAL EM PROL DA SOBREVIVENCIA

O PODER POLITICO

Poder político é o grande objeto de estudo da ciência política , através do poder que as normas segue refletindo valores e escolhas

CONHECIMENTO CIENTIFICO

O conhecimento cientifico oferece respostas que são alcançadas a partir de uma logica da comprovação, da existência de uma metodologia eficaz. O conhecimento cientifico tem como meta  a busca de respostas construídas através de métodos e através de comprovações fundadas na razão e menos na crença. Suas características são a metodologia, racionalismo e empirismo (comprovação). Há uma controvérsia que existe dogmas no conhecimento cientifico.

 O conhecimento mítico é aquele que se baseia no mito, o dogma ( aquele ponto de partida que não se discute, que se baseia em nenhuma forma comprovação, baseia-se na fé) onde teoricamente não há o que contestar, é a base do conhecimento mítico. A própria religião se baseava nos dogmas.

Conhecimento metafisico, que é dotado de uma abstração, ou seja, da crítica, ele vai além da física, vai além do dogma é um conhecimento baseado no questionamento. O mais importante não é a resposta, mas a própria pergunta, o questionamento.

Ciência politica, dá-se com a intensa disputa de poderes em varias situações, e estuda essa dinâmica de poderes, buscando compreender o poder.

Culturalismo X Institucionalismo

Institucionalismo valoriza o estudo das instituições, engenharia institucional, como uma instituição altera a outra. Já o culturalismo valoriza as pessoas, estudando a cultura das pessoas e compreendendo o comportamento humano.

Ciência Política X Historia

A relação entre ciência política e história é muito próxima. Historicamente vários fatores contribuíram para o desenvolvimento da política, das relações de poder e do comportamento humano.

Ciência Politica x Economia

 A economia também é dita como bem próxima a política, visto que as mudanças na economia geram diferentes regimentes políticos.

Ciência Politica X Psicologia

             A psicologia é de grande importância para política, visto que, a   análise psicológica de um grupo é importante para que se discuta um regime político a psicologia influencia no comportamento político Ex; um eleitor que na maioria das vezes vota de acordo com seus interesses pessoais.

      Ciência Politica X Teoria Geral do Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com