TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Aluno(a):

( X ) G1 on-line

Professor: Aline Fatima Morelatto

(    ) G2

Disciplina: Linguagem Jurídica

(    ) Substitutiva

Curso: Direito

(    )2ª Chamada

Semestre: 1º

Peso: 4,0

NOTA:

Data: 13/05/2020

AVALIAÇÃO DE GRAU 1 (ON LINE)

Instruções para realização da prova:

a) Tempo para realização da prova: 100 minutos (duas aulas).

b) A prova será disponibilizada em arquivo word, pelo MOODLE, no MAPA 11, às 19h.00m pela professora.

c) A resposta da prova deverá ocorrer na forma manuscrita, com a indicação da questão e alternativa e não precisará conter a transcrição dos casos concretos objetos de estudo.

d) A devolução da prova deverá ocorrer até às 20h.40m, do mesmo dia e em arquivo pdf ou em arquivo de foto, para o seguinte email: alinemorelatto@hotmail.com sob pena de ser considerada intempestiva.

e) A confirmação do recebimento tempestivo da prova ocorrerá via e-mail, assim como a posterior informação sobre a nota, no prazo de 01 semana, a contar da realização da mesma.

f) Respostas iguais entre as provas receberão nota 0,0 (zero) para ambas.

Lembrem-se: honestidade é uma virtude dos mais nobres seres humanos. Seja um deles!!!

Boa prova!!!

QUESTÃO 01: (Valor total 1,0 ponto)

Sobre as assertivas seguintes, assinale a alternativa incorreta. (Valor 0,25)

Justifique, comente ou argumente sobre todas as assertivas (verdadeiras ou falsas) (Valor 0,75)

a) O vocabulário técnico-jurídico é, no discurso judiciário, então, o mais importante a ser denominado, embora não o único. Conhecendo a linguagem técnica do direito, a denominada terminologia jurídica, o bom orador já traz em seu discurso, ainda que diluído em toda enunciação, um portentoso argumento, a presunção de bom conteúdo por meio da forma eficiente.

 X b) Jargão é a gíria profissional, mas a linguagem que se desenvolve não serve meio distintivo de uma determinada classe. O jargão tem exatamente essas mesmas funções: de diferenciar aqueles que o conhecem daqueles que o ignoram e de evitar que estes últimos compreendam a mesma linguagem.

c) O jargão jurídico são aquelas palavras que não constituem nenhum arcabouço técnico, apenas um meio específico de os profissionais de determinada área se expressarem. Talvez nem fosse necessário, ao leitor mais atento, mostrar que algumas substituições de linguagem seriam extremamente cabíveis para deixar o discurso mais claro sem prejudicar-lhe minimamente o sentido original.

d) A linguagem jurídica diferencia-se da linguagem dita “normal” pelos elementos que a compõe, os quais são em maior número.

e) A linguagem jurídica é formada por: Emissor; Receptor; Mensagem; Intérprete.

Jargão é a gíria profissional, a linguagem que se desenvolve como meio distintivo de uma determinada classe. O jargão tem exatamente essas mesmas funções: de diferenciar aqueles que o conhecem daqueles que o ignoram e de evitar que estes últimos compreendam a mesma linguagem.

O jargão jurídico são aquelas palavras que não constituem nenhum arcabouço técnico, apenas um meio específico de os profissionais de determinada área se expressarem.

QUESTÃO 02: (Valor total 1,0 ponto)

Sobre as afirmações seguintes, indique a alternativa correta. (Valor 0,25).

Justifique, comente ou argumente todas as assertivas (verdadeiras ou falsas). (Valor 0,75).

  1. No mundo jurídico a linguagem corporal e a linguagem do vestuário são desnecessárias, importando apenas o conhecimento jurídico do operador do direito.
  2.  O sentido Conotativo é utilizado pelo mundo jurídico, tendo em vista a impossibilidade de amplo entendimento, o que em tese, poderia desvirtuar a vontade daquele que tenta persuadir o próprio mundo jurídico.

X c) A tendência do mundo jurídico é utilizar, e sempre, o sentido Denotativo, pois sua grande intenção é ser claro e objetivo. Seria exatamente esta a resposta, porque o objetivo do mundo jurídico reside em demonstrar exatamente o necessário para convencer a parte contrária e o próprio juiz, Ocorre portanto, a necessidade de utilizar e sempre o sentido verdadeiro da idéia, sem nenhum outro sentido, ou duplo sentido, ou seja, sentido Denotativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com