TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Pesquisa

Por:   •  24/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Direito – Turma I
Período: 3º
Aluno: Everton Sousa de Oliveira
Professor: Josué Pereira da Silva Santos

Foram adotados alguns critérios para classificar as pesquisas no intuito de se obter um melhor entendimento e organização, sendo possível diferenciar as modalidades diversas existentes nos vários tipos de pesquisas. Este estudo específico possibilita o pesquisador atingir uma melhor eficiência e qualidade na realização da pesquisa, atingindo assim, resultados mais satisfatórios.

Alguns sistemas de classificação foram adotados para auxiliar e facilitar a metodologia da pesquisa, sendo necessário uma análise prévia a fim de se obter resultados coerentes com os desejados. A classificação das pesquisas se dividem segundo a área de conhecimento (o qual define as políticas de pesquisa e a concessão de financiamento); segundo sua finalidade (subdividia em pesquisa básica e pesquisa aplicada – com fins diversos, porém com a finalidade de contribuir para a solução dos problemas de ordem prática); segundo seus propósitos mais gerais (subdivida em exploratórias – a qual proporciona maior familiaridade com o problema, tornando-o mais claro – descritivas, que descreve as características de determinada população ou fenômeno, estudando um grupo e suas variáveis – e pesquisas explicativas, cujo propósito é identificar fatores que contribuem para identificação de fenômenos, sendo mais profundas quanto à realidade); segundo os métodos empregados (cuja análise se dá através da forma que os dados foram obtidos e quais procedimentos foram utilizados em suas análises e interpretações).

A pesquisa bibliográfica, citada no artigo, também possui relevante importância para o enriquecimento das teses e dissertações desenvolvidas, pois traz para o contexto do trabalho, um material que já foi estudado, pesquisado e desenvolvido cientificamente, com a finalidade de fundamentar teoricamente o trabalho. Existe também, a pesquisa documental, utilizada nos campos da História e Economia, com fontes de autores profissionais na área pesquisada e voltados para atingir um público específico. Por fim, existe a pesquisa experimental, a qual usa de métodos de experimentação para colher os dados necessários, onde é manipulado um dos fatores que se acredita ser responsável pelo fenômeno, atingindo o resultado esperado.

O conceito sobre o ensaio clínico foi expresso como sendo um tipo de pesquisa em que o investigador aplica um tratamento e observa seus efeitos, sendo de caráter experimental ou quase-experimental, realizados por voluntários. Estes ensaios são utilizados para verificar a eficácia dos tratamentos e medicamentos, voltados mais frequentemente em avaliações e cuidados com a saúde. O estudo de coorte se refere na amostra de um grupo de pessoas que possui características comuns, sendo utilizado também, nas ciências da saúde. Apesar de possuir limitações, esses estudos são importantes na ajuda de identificação de novas doenças. Outro estudo citado no artigo é o caso-controle, que se diferencia dos dois anteriores, e tem como característica, ser retrospectivo, onde o pesquisador identifica situações que se desenvolvem naturalmente. Esta pesquisa possui métodos mais céleres e econômicas, sendo optada em casos que as doenças são menos comuns/raras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com