TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de trabalhos acadêmicos e científicos

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO DO ARTIGO

Autor do trabalho[1] 

SUMÁRIO

1 Introdução. 2 Título da primeira seção. 2.1 Subtítulo da primeira seção. 3 Título da segunda seção. 4 Considerações finais. 5 Bibliografia.

RESUMO

Esse texto deve conter os principais aspectos que constituem o artigo (assunto, objetivo, justificativa/relevância da discussão, como foi realizado/metodologia, principais conclusões). Uma forma de iniciar pode ser: O presente artigo tem como objetivo ....... ou Este artigo trata principalmente de ....  O resumo do artigo científico deve conter, segundo a ABNT, de 100 a 250 palavras. É um único parágrafo. Logo abaixo, as palavras-chave, separadas e finalizadas por ponto final. A ABNT não diz quantas. A plataforma Lattes adota 6; a IMED segue esse parâmetro – mínimo 3; máximo 6.

Palavras-chave: Artigo científico. Metodologia. Normas de apresentação. Introdução. Desenvolvimento. Conclusão.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O resumo além de aparecer em língua vernácula, também deve apresentar-se em uma língua estrangeira. A palavra resumo, em inglês, significa Abstract; em espanhol, Resumen; em francês, Resumé. Da mesma forma, traduzem-se as palavras-chave. Esse termo, em inglês, corresponde a keywords; em espanhol, palabras clave; em francês, mots-clés.

1 Introdução

Contextualização: delimitar o tema, relacionando-o com a realidade mais ampla – social, científica, acadêmica, etc.

O projeto de pesquisa aqui tem grande valia, pois praticamente se transporta para a introdução. É claro que ajustes na redação são necessários para adequar o texto. Trata-se, aqui, de um texto coeso, SEM divisão em itens, como no projeto. Mas aproveite a justificativa (mostrar a relevância da temática), o objetivo geral (o que, de fato, se pretende com o estudo (artigo), o problema, a metodologia utilizada (esclarecer como foi feita a pesquisa, de que tipo é, quais os procedimentos empregados para desenvolvê-la).  Além disso, também deve constar no texto introdutório como está estruturado (dividido) o desenvolvimento (número de seções e principais aspectos de cada uma), o que dá ao leitor uma visão geral de todo o trabalho.

Obs.: embora muitos desses itens estejam no resumo, um não se confunde com o outro. O resumo dá uma idéia sucinta de todo o trabalho, inclusive da conclusão, em um único parágrafo. A introdução é um texto maior, com parágrafos diferentes, embora não necessite ser longa. Mostra como será o trabalho, quais suas partes, o que se discute em cada uma. Jamais pode aparecer a conclusão nessa parte.

2 Primeiro título do desenvolvimento

O espaçamento entre linhas nos títulos é sempre simples, caso ocupem mais de uma linha, enquanto no corpo do texto é 1,5.

Todo texto, independente de sua extensão, compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso significa que, mesmo no desenvolvimento, a apresentação das idéias deve seguir essa lógica: início, meio e fim, levando-se em conta a qual objetivo se quer atingir.

As citações devem ter ligação com o texto; não se trata de “largá-las” em partes estratégicas. É preciso que enriqueçam o que está sendo discutido.

Citações de até 3 linhas ficam no próprio texto, entre aspas. Com mais de 3 linhas, aparecem em tamanho menor – 10 – em parágrafo recuado a 4cm da margem esquerda, com espaçamento simples entrelinhas.

A opção por colocar a fonte antes ou depois da citação é do autor do artigo. Se colocar antes, apenas a letra inicial do sobrenome é em maiúscula, com o ano e a página entre parênteses. Se colocar no final, é tudo entre parênteses – SOBRENOME, ano e página. Nesse caso todas as letras do sobrenome aparecem em maiúsculas.

Cuidado para que a citação não fique dividida, parte em uma página, parte em outra, principalmente se ficar uma ou duas linhas somente numa das páginas. Nesse caso é preferível alterar o espaçamento anterior ou posterior. No entanto, às vezes, ocorre a divisão por se tratar de várias linhas, mantendo-se, então, certo equilíbrio.

Outro cuidado: as citações não podem ficar “soltas”, como se não fizessem parte do texto. Aqui se trata de simples ilustração para mostrar a formatação.

A Metodologia da Pesquisa Jurídica pretende enriquecer o trabalho dos profissionais e estudiosos da área do Direito. Não se trata, como muitos apregoam, de uma disciplina complicada e chata. Muito pelo contrário, é uma disciplina simples e prática, desde que se faça uso das normas técnicas desde o início do trabalho.  (SOBRENOME, 2007, p. 10).

        Após a citação, é bom analisá-la, explicitando o que há de importante naquilo que o autor disse para o trabalho. Não convém que se encerre uma seção ou subseção com citação.

Outro tipo de citação possível é a indireta, ou seja, o autor do artigo diz com suas palavras o que o autor lido disse. É o que se denomina paráfrase. Mesmo assim, é obrigatório mencionar a fonte, uma vez que o contrário pode configurar plágio. Nesse caso não se usam aspas, nem se faz nenhuma marcação diferente no texto; apenas se coloca o sobrenome e o ano; não é obrigatória a página.

Independentemente de ser direta ou indireta, ocorre também a citação de citação, marcada pela palavra latina apud – citado por. É o caso de uma citação feita pelo autor X do autor Y. Se você, autor do artigo, não leu Y, mas conheceu suas idéias através do autor X, então assim proceda:

Y apud X (ano da obra de X, p. tal) defende que “se for até três linhas, entre aspas, na seqüência normal do texto”.

Y apud X (ano da obra de X, p. tal) defende que

ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.  

Obs.: O artigo pode ser dividido em subseções, então teríamos: 2.1 Subtítulo (também alinhado à esquerda).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com