TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Trabalho Acadêmico

Por:   •  18/10/2015  •  Monografia  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

FAHESA – Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína

                    ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda

                                       Metodologia do Trabalho Acadêmico

                                              marcionunesto@hotmail.com

                                                                  CRACK

                                                                                                                      Márcio Nunes

                                                                                                           Flavio Gomes Pessoa

                                                                                                       Ednaldo Silva da Costa

                                                               Araguaína/TO

                                                                   Out/2011

                                                       Márcio Nunes

                                                  Flavio Gomes Pessoa

                                                Ednaldo Silva da Costa

                                            marcionunesto@hotmail.com

                                                                  CRACK

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de____________na displina de Metodologia do Trabalho Acadêmico do Curso de Direito da FAHESA/ITPAC.

Profª orientadora Reassilva Trilha Muniz                                                                     

                                             

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

                                                                         

                                                       Araguaína/TO

                                                           Out/2011

RESUMO

        Atualmente no Brasil o consumo de crack tem aumentado muito, acabando com a vida de milhares de jovens e suas famílias. Famílias estas que podem ser o principal fator responsável pelo inicio da carreira de um drogado. Justamente porque pai e mãe não conseguem passar segurança para seus filhos, não se respeitam, as festas são regadas com bebidas alcoólicas desde cedo. Então estas crianças crescem sem nenhum valor moral, sem nenhuma educação, e logo se refugiam nas , pois ficar em casa é um , seu lar não tem harmonia nenhuma. Pessoas com famílias harmoniosas dificilmente usam drogas ou se enchem de álcool, mas há indivíduos que tem uma pré-disposição para se viciar em alguma coisa, e, se não experimentarem nunca vão ficar sabendo. Enfim, se quisermos salvar nossas crianças das drogas teremos de ser o exemplo para elas desde seu primeiro dia de vida, e tratá-las com muito amor e respeito, porque depois fica praticamente impossível fazer alguma coisa para ajudá-las, já que a recuperação de um drogado exige muita paciência, dedicação, amor. E que ele queira também ser tratado e recuperado.

PALAVRAS CHAVE : crack, drogado, família e recuperação.

1 INTRODUÇÃO

        O artigo pretende chamar a atenção das autoridades para busca de soluções visando diminuir o uso do crack. Reconhecer o vício como uma patologia e também de responsabilidade da familia. Buscar o histórico dos dependentes químico junto a suas famílias e detectar os fatores desencadeantes desse mal. Demonstrar os problemas enfrentados pelo usuário e definir possíveis tratamentos. As conseqüências do uso do crack acarretam problemas que alteram a estrutura social, provocando muita violência por parte do usuário. O dependente passa a viver de pequenos delitos, inclusive contra sua própria família. A maioria dos delitos que exigem ação da policia estão relacionados a drogas. Esse problema mexe com a estrutura de nossa sociedade, o que exige uma mobilização de nossa sociedade no sentido de barrar o avanço do consumo do crack.  Pais dependentes abandonam seus lares para ficarem mais próximos da droga. Há relatos de mães que acorrentam seus filhos em casa para eles não irem atrás da droga. Na cidade de Cabo Verde na África uma mãe responde por assassinato, cansada de sofrer maus tratos pelo filho, deu um fim a sua vida. Na cidade de São Paulo tem uma região chamada de cracolândia onde os usuários se reúnem para fumar a droga.

2 REVISÃO DE LITERATURA

        São inúmeros os problemas sociais que o mundo atravessa, dentre eles podemos citar o uso do crack por nossos jovens. Não existe uma frente de combate à droga por parte do Estado, a não ser a policial, que visa mais prender traficantes do que tratar o dependente químico.” O Estado precisa em caráter de urgência promover políticas publicas no sentido de priorizar o atendimento aos usuários” (MANSUR, 1984 ). A ação do crack no organismo é muito rápida e altamente viciante.” Algumas pessoas que trabalham com usuários de crack o descrevem como um infermo de compulsão e desespero”( VIZZOLTO, 1987). Os dependentes depois de algum tempo desejam se tratar, procuram clínicas especializadas, se internam, mais após o tratamento 90% voltam para a droga. As estratégias de tratamento que funcionam para dependentes de álcool e outras drogas não funcionam com o usuário do crack.” Ataque cardíaco, derrame cerebral, problemas respiratórios e danos aos pulmões são algumas das conseqüências do crack” ( BERGER, 1991). Não se sabe ao certo o que levou a pessoa a experimentar o crack, mais uma vez usado dificilmente a pessoa se liberta.” Temos que ter resistência à frustração,  não podemos criar muita expectativa. Quando um dependente consegue se recuperar é uma vitoria “ ( CORNUTTI, 2009 ). Como vemos a droga é a pior coisa que pode acontecer em uma família. A recuperação de um dependente é demorada, no seu caminho haverá varias recaídas, muitas vezes depois de cinco anos de abstinência o cidadão volta a usar a droga. Nessa etapa é fundamental o apoio da família, incentivando o individuo a continuar na caminhada. “Procura o crack o jovem inseguro, infeliz; por isso, uma importante medida para evitar a dependência é melhorar as relações entre pais e filhos” ( SCLIAR, 2010 ).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com