TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Monografia tem por objeto o estudo do usucapião e, mais especificamente, o estudo do usucapião especial urbano

Por:   •  20/11/2017  •  Monografia  •  9.877 Palavras (40 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 40

1 INTRODUÇÃO 08

2 POSSE E PROPRIEDADE 10

2.1 A NATUREZA JURÍDICA DA POSSE 13

2.2 A POSSE COMO FATO E COMO DIREITO 16

3 O USUCAPIÃO 18

3.1 MODALIDADES DE USUCAPIÃO 18

3.2 PRESSUPOSTOS DO USUCAPIÃO 19

3.3 USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO 21

3.3.1 Legitimidade 22

4 O DIREITO À MORADIA E A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE

URBANA 24

4.1 A FUNÇÃO SOCIAL DA POSSE 28

4.2 O DIREITO A MORADIA 29

4.3 O ESTATUTO DA CIDADE 30

4.4 O DIREITO A MORADIA E A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE

URBANA 32

4.5 O ESTATUTO DA CIDADE E O USUCAPIÃO ESPECIAL URBANO

COMO MEIO DE EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA 34

5 CONCLUSÃO 40

6 REFERÊNCIAS 42

1 INTRODUÇÃO

A monografia tem por objeto o estudo do usucapião e, mais especificamente, o estudo do usucapião especial urbano.

O usucapião é forma originária de aquisição da propriedade imóvel, que se opera através da posse contínua da terra durante certo período de tempo, sem interrupção nem oposição do primitivo dono.

O usucapião visa assegurar que a propriedade cumpra com sua função social. A Constituição Federal de 1988 incorporou o conceito de função social da propriedade, nesse sentido, o artigo 5°, XXIII, declara que a propriedade atenderá a sua função social. Ainda, o artigo 170, III da Constituição Federal indica a função social da propriedade como um princípio fundamental da economia.

A função social da propriedade, estabelecida constitucionalmente, reflete a consecução dos objetivos sociais, econômicos e ambientais que guardam estreita ligação com o próprio conceito de dignidade da pessoa humana. Dessa forma, ao instituir a função social da propriedade, o Estado busca assegurar a destinação útil da propriedade, de forma a produzir riquezas não só para o ente particular, mas para toda a coletividade.

A crescente urbanização, e aumento da população nas cidades, pelo esvaziamento do meio rural, fez surgir a problemática da moradia nos centros urbanos, onde a desigualdade econômica e social se apresenta como um problema insuperável.

O direito a moradia constitui-se num direito fundamental do ser humano, consagrado em diversas declarações, cartas e tratados internacionais, que o Brasil compartilha e adota. A Constituição reconhece, no artigo 6°, o direito a moradia como um dos direitos sociais e, implementá-lo, assegurá-lo a todo cidadão brasileiro é um dever do Estado, nos níveis, Federal, Estadual e Municipal.

A posse, a partir da Constituição de 1988, deixou de ser mera exteriorização da propriedade, passando a ser instrumento para a efetivação do direito à moradia.

Diante disso, parte-se da idéia de que a legitimação da posse através do usucapião facilita aos possuidores o acesso à moradia, impondo ainda à propriedade o cumprimento da sua função social. Com a regularização jurídica, tem-se assegurado ao morador a garantia do direito de morar, reconhecendo-lhe a propriedade ou a titularidade sobre a sua moradia, com o direito de usar, gozar e fruir do que é seu.

Para solucionar a carência de moradias nos centros urbanos o legislador editou os artigos 182 e 183 da Constituição Federal que tratam da Política Urbana. Para regular os referidos artigos, surgiu o Estatuto da Cidade, Lei 10.257 de 2001. Por meio dessa normativa, compete ao Poder Público Municipal a execução da política de desenvolvimento urbano, por meio do Plano Diretor Municipal.

Assim sendo, para analisar o tema proposto, a monografia encontra-se dividida em três capítulos. No primeiro capítulo analisa-se a posse e a propriedade destacando a natureza jurídica da posse e a posse como fato e como direito.

Na continuidade, o segundo capítulo trata do usucapião, abordando as diferentes modalidades de usucapião, os pressupostos do usucapião e, mais particularmente, o usucapião especial urbano.

O terceiro capítulo estuda o direito à moradia e a função social da propriedade urbana. O capítulo aborda a função social da posso, o direito à moradia e o estatuto da cidade.

2 POSSE E PROPRIEDADE

O indivíduo tem interesse na utilização da coisa, isto é, dela auferir utilidades para satisfazer suas necessidades. Para Wambier a posse sempre foi, tradicionalmente, tutelada pelo direito. Por tais razões que tocam à garantia da estabilidade social, protege-se a posse pela necessidade de assegurar a tranquilidade das relações humanas .

Ainda que a análise do presente estudo esteja centrada na posse e sua proteção, não há como ignorar os reflexos da distinção entre a posse e a propriedade.

A propriedade, também chamada domínio, é o respaldo jurídico que o Estado dá ao titular da coisa para que possa utilizá-la. O art. 524 do Código Civil considera a propriedade como "o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que injustamente os possua", complementando o art. 527 que "o domínio presume-se exclusivo e ilimitado, até prova em contrário".

São faculdades ou poderes jurídicos do direito de propriedade, assim, o uso, gozo, disposição e reivindicação. Ao assegurar ao seu titular a exclusividade na utilização do bem, a propriedade também exclui dos restantes membros da comunidade o poder de utilização da mesma coisa, a qual fica serviente ao titular do domínio.

Quanto à posse, é conceituada indiretamente no art. 485: "considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno, ou não, de algum dos poderes inerentes ao domínio, ou propriedade".

Enquanto a propriedade é um direito que se dá ao titular da coisa de obter suas utilidades, a posse é uma situação de fato (cujos efeitos são previstos e protegidos pelo Direito) daquele que exerce um ou mais poderes ou faculdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (290.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com