TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Opinião Consultiva Conformidade ao Direito Internacional

Por:   •  22/11/2023  •  Ensaio  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

*OC Conformidade ao direito internacional da declaração unilateral de independência do Kosovo 22.07.2010

A declaração de independência de Kosovo “não violou o direito internacional geral”, decidiu na quarta-feira, 22-07-2010, a Corte Internacional de Justiça.

Após a sua integração à Iugoslávia, no ano de 1946, Kosovo, encontrada no sul do território da Sérvia, possui o status de província autônoma. Existe um histórico de conflitos na antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, por possuir diversas e notórias diferenças étnicas, culturais e religiosas. Kosovo tem sua maioria populacional muçulmana de origem albanesa - claramente diferente da população Serva. Por ser uma província autônoma, lhe garantiria um governo próprio, o que acabou com a subida do então presidente Servio, Slobodan Milošević. Este evento gerou uma elevação nas tensões e violência, culminando na Guerra do Kosovo (1998), após várias tentativas sem sucesso de se chegar a um acordo por vias diplomáticas. Em 1999, as forças militares Sérvias foram expulsas do território Kosovar pelo exército da OTAN. Kosovo foi administrada pela ONU até fevereiro de 2008, quando o parlamento Kosovar votou pela independência do País.

Dado este breve resumo sobre a situação Kosovar, em 17 de Fevereiro de 2008, Kosovo, munido de seu direito de autodeterminação, declarou sua independência.

Quem solicita a Opinião?

A Assembleia Geral da ONU, emitida a pedido do país Sérvio, decidido em conformidade com o respectivo art. 96 da Carta das Nações Unidas, solicitou ao Tribunal Internacional de Justiça, nos respectivos termos do art. 65 do Estatuto das Nações Unidas, a emissão de um parecer consultivo sobre a questão Kosovar.

A questão.

“A declaração unilateral de independência das Instituições Provisórias de Autogoverno do Kosovo está de acordo com o Direito Internacional?”

Ou seja, a questão central é se essa declaração de independência por parte de Kosovo fere ou não a Lei Internacional.

Competência do Tribunal

Primeiramente o Tribunal aborda se tem ou não a competência de emitir parecer consultivo solicitado pela Assembleia Geral. O poder do Tribunal de emitir parecer consultivo baseia-se no art. 65, § 1 de seu Estatuto;

“O Tribunal poderá emitir um parecer consultivo sobre qualquer questão jurídica, a pedido de qualquer órgão autorizado por ou de acordo com a Carta das Nações Unidas a fazer tal pedido.”

É fundamental que a Corte certifique-se de que o pedido de Opinião deriva de um órgão das Nações Unidas ou de uma agência especializada com competência para fazê-al. Vê-se inicialmente que o pedido de parecer vem da Assembléia Geral, portanto, autorizada a solicitar pareceres, conforme art. 96 da carta.

O Tribunal Internacional decidiu portanto que, tendo em conta o fato de a declaração unilateral de independência (Kosovo) de 17 de Fevereiro de 2008, confirmam que A Corte considera que tem competência para emitir parecer consultivo em resposta ao pedido formulado pela Assembleia Geral, além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com