TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  2.855 Visualizações

Página 1 de 10

                                     [pic 1]

                             FACULDADE IEDUCARE – FIED

                         CURSO BACHARELADE EM DIREITO

  •   Cássio Pompilio Medeiros

             Linguagem Forense

                                          Professor: Fernando Braga

                                                    TIANGUA-CE

                                                 29/05/2018

Sumario

1 ---------------------------------------------------- REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

2 ---------------------------------------------------- APRESENTAÇÃO DO ATOR DA OBRA

3 ---------------------------------------------------- PERSPECTIVA  TEÓRICA DA OBRA

4 ---------------------------------------------------- SÍNTESE DA OBRA

 

5 ---------------------------------------------------- PRINCIPAIS TESES DA OBRA

6 ---------------------------------------------------- REFLEXÃO CRITICA SOBRE A OBRA E IMPLICAÇÕES

        

1. Referencia bibliográfica 

Grisham, John, 1955-

Aulyde Soares Rodrigues, - Rio de janeiro: Rocco, 1998.

Tradução de: The street lawyer

ISBN 85-325-0891-X

Ficção norte-americana. I. Rodrigues, Aulyde Soares.

2. Apresentação do Ator da obra

          John Grisham é um grande escritor estadunidense, além de ser ex-politico e advogado aposentado. Escolheu o Direito como área de atuação, tornando-se advogado especializado em defesa criminal e processos por danos físicos. Escrevia nas horas em que seu trabalho permitia.

            Seus livros giram sempre em torno da advocacia, e geralmente criticam nuances do sistema do sistema judiciário americano e das grandes firmas de direito.

            E um escritor amontoado de paradoxos. Seus livros vendem feito agua, além de ter boas intenções, botam os dedos nas feridas, expõem mazelas da sociedade americana e defende valores bons e corretos.

           È um autor com mais de 250 milhões de exemplares vendidos e traduzidos para mais de 29 línguas, e um autor que ocupa permanentemente os lugares cimeiros nas listas dos livros mais vendidos. Sua enorme popularidade e a mestria da escrita fazem de John Grisham um dos autores com maior intensidade e atividade na escrita de guiões cinematográficos e de series televisas.

           Suas obras são. O tempo de matar, A firma, O dossiê pelicano, O cliente, A câmara de gás, O homem que fazia chover, O júri, O sócio, O advogado, O testamento, A confraria, A casa pintada, Esquecer o natal, A intimação, O rei das fraudes, Nas arquibancadas, O ultimo jurado, O corredor, Jogando por pizza, O recurso, O negociador, Caminhões da lei, e etc...

Sites: Wikipédia e

50anosdetextos.com.br

3. Perspectiva teórica 

             Nesse livro foi abordado valores morais éticos de como as vezes o Direito pode ser exercido, além de expressar  algum tipo de desprezo aos valores que a sociedade exerce, sem falar da ambição  de pessoas que tem seus empregos no  mundo do Direito só como uma forma de ganhar muito dinheiro.  

             O livro o advogado traz consigo uma perspectiva de critica a forma como o Direito muitas vezes busca sempre o lado que mais o sobrepõe, além de buscar defender o direito publico como um sistema muito importante. Isso faz com que o personagem principal que visa o direito só como uma forma de ganhar muito dinheiro e ficar rico, passa a ter outra postura frente aos valores éticos e morais como ser humano e acaba renunciando seu rico emprego e defendo o direito publico de pessoas que realmente o precisa.

                Portanto, o protesto a ser feito no livro, é que o Direito não é só uma forma absoluta de se ganhar dinheiro mais sim de fazer o certo e ter valores morais e éticos, ate que na maioria das vezes o personagem e criticado pelos seus amigos e pelo seu irmão, além de ter perdas e ate mesmo de sofre uma sanção. Porem o autor busca de certa forma maneiras de como realmente o direito é, e como podemos mudar de perspectiva de vida tão rápido.

  4. Síntese da Obra

              Um grande homem que vivia nas ruas entra em uma grande empresa, e se encontra com Michael um advogado talentoso que só pensava em ganhar muito dinheiro, porem nesse encontro Michael e outros oito litigantes são ordenados a fica em uma sala, e no decorrer do tempo o grande homem é morto por policiais, e Michael vai à procura de saber quem era esse homem. Ele foi a uma empresa chamada 14ª Street Legal Clinic era um escritório de advogados que lá conheceu Mordecai Green que falou a Michael a historia do homem que  tinha invadido a Drake & Sweeney, e por esse fato Michael foi mudando completamente sua perspectiva de vida.

            Esse homem era chamado de Mr. Hardy e era um doente mental, que passou muitos anos nas ruas e certamente tinha seus vícios, além disso, Michael descobriu que Mr. Hardy morava em um armazém que foi despejado por uma empresa chamada River Oaks que era representada por sua firma, além de encontrar um processo de Chanse que pertencia ao caso dos ocupantes de um armazém, contudo isso percebeu que a empresa onde trabalha tinha algum tipo de envolvimento no caso que expulsou varias pessoas de um armazém de maneira ilegal.

              O advogado Michael estava cansado da Drake & Sweeney, e assim com todo o decorrido ele fez uma viagem para visitar seus pais e descansar um pouco, falou com sua mãe e seu pai deixando eles um pouco desanimados com o filho que os tinha, logo depois se distanciou da  Drake & Sweeney e foi se apaixonando por direito publico, passou a observar pessoas pobres que não tinham onde morar e nem onde comer, além de ajudar Mordecai e outras pessoas a fazer comida aos necessitários. Michael conheceu varias pessoas e suas historias nas instituições uma dessas pessoas era uma família e Ontario que moravam em um carro, mais Michael ver um noticiário na TV que se fala de uma família que se encontrava mortos  dentro de um veiculo, era uma mãe e quatro filhos e um deles era Ontario, essa noticia deixou Michael destroçado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com