TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMUM CURRICULAR

Por:   •  10/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.107 Palavras (17 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 17


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: PRÁTICA COMUM CURRICULAR IV

DOCENTE: PROF. DR. MAURO CEZAR COELHO

RELATÓRIO ESCOLAR

MATHEUS DA SILVA NONATO (201979240004)

                        ALAN BATISTA

                        AYMÊ JILVANA

BRASIL

2022

RESUMO

Este relatório tem como objetivo explicitar as atividades realizadas pelos alunos Matheus Nonato, Alan Batista e Aymê Jilvana com a orientação do Professor Doutor Mauro Cezar Coelho, durante a atividade extracurricular da disciplina Pratica Comum Curricular IV, efetivada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé Miri, localizado no bairro do Guamá e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Francisco Berton, localizada no bairro do Tapanã, as escolas tem como entidade mantenedora: Secretaria de Estado e Educação (SEDUC) do Estado do Pará. A referida atividade extracurricular teve uma carga horária de X, e a realização do mesmo nas escolas foi do período de X a X. Essa atividade tem como escopo compreender as exigências, dimensões e desafios da utilização e uso dos livros didáticos dentro das salas de aula, a atividade foi realizada junto aos alunos do ensino fundamental. A atividade tem como foco fundamental o contato entre os alunos de licenciatura de História do ensino superior com a realidade educacional no nível do ensino fundamental, assim como, as práticas docentes do professor em exercício na rede pública relacionadas com a utilização dos livros didáticos no contexto do ensino de história. A atividade extracurricular que foi feita na escolar não foi apenas o momento de observação das práticas docentes e sua associação com o uso do livro didático, mas também, a explicitação da inseparabilidade da pratica com a teoria.

                                                                         

Palavras-chave: Livro Didático, Práticas Docentes, História.

Introdução

A atividade extracurricular teve início na própria universidade, com a apresentação da proposta do curso, e das atividades a serem realizadas no espaço escolar. Na Universidade foi passado, de forma didática e objetiva, as dimensões que cercam o debate relacionado ao livro didático e seus desafios dentro do ambiente escolar, que desde então só havíamos lido nas obras literárias presentes na bibliografia obrigatória e complementar do curso, que abordam o assunto em debate.

Depois das primeiras aulas executadas pelo professor, no qual foram mostrados quais as discussões historiográficas do tema na academia, e quais os melhores passos, que poderíamos realizar, pra fazer uma observação mais ampla dentro da escola, sempre tendo como base obras da bibliografia, que abordam esse universo que é a comunidade escolar e os livros didáticos. Os ricos debates, e troca de experiências, realizados em sala de aula, nos trouxeram um enorme aprendizado, com cada um contando suas experiências na sala de aula.

A utilização e uso dos materiais didáticos dentro da sala de aula é um assunto poucos debatido nos cursos de licenciatura da academia brasileira, a formação inicial e continuada do educador é um fator extremamente essencial para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. A existência de profissionais que tenham tido ampla participação nessa discussão é importante no contexto da formação escolar do aluno.

Diante disso, os cursos de Licenciaturas, precisam cada vez mais oferecer, além de conhecimentos científicos, atividades práticas de qualidade relacionadas ao uso do livro didático, sob curso, como também, tem por obrigação colocar em exercício a articulação entre a teoria e a prática. Diante do exposto, este trabalho tem como foco refletir/discutir, sobre a questão do livro didático dentro da sala de aulas através de observações e a correlação teoria e prática.

A atividade de observação sobre o uso do livro didático, foi desenvolvida, abordando as três dimensões propostas para a pesquisa etnográfica em sala de aula. Segundo André, “Para que se possa entender o dinamismo próprio da vida escolar, é preciso estuda - lá com base em pelo menos três dimensões: Institucional ou organizacional, a instrucional ou pedagógica e a sociopolítica cultura “. André (1995, p. 8). Desse modo, este relatório está dividido levando em conta essas três dimensões:

1.  Institucional e organizacional

Partindo da dimensão institucional, as escolas escolhidas para o curso de Pratica Comum Curricular IV em História foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé (Ver Figura 1 e 2) que estiveram como observadores os alunos Matheus Nonato e Aymê Jilvana, e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Francisco Berton que teve como observador o aluno Alan Batista (Ver figura 3 e 4).

ESCOLA BARÃO DE IGARAPÉ MIRI:

[pic 2]

Figura 1. Fonte: https://petgeografiaufpa.wixsite.com/forpet2016/blank-c1rzs

[pic 3]

FIGURA 2. FONTE: https://agenciapara.com.br/noticia/28275/

ESCOLA PADRE FRANCISCO BERTON[pic 4]

FIGURA3 .FONTE:https://www.facebook.com/escolaberton/photos/a.103488274824891/103488914824827/,

[pic 5]

FIGURA 4. FONTE: http://escolaberton.blogspot.com/2018/05/a-escola-francisco-berton-tem-o-prazer.html

Escola Barão de Igarapé Miri: possui um espaço considerávelmente grande para as realizações das ações pedagógicas no ambiente escolar comparado a outras escolas do municipio, com isso dando aos profissionais de educação e ao corpo docente, boas condições de estudos. Quanto a estrutura física, a escola Barão de Igarapé Miri conta com: 20 salas de aula, uma biblioteca, trés banheirost Banheiros para os alunos, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de Direção, sala de secretaria, sala de Professores, banheiro para Professores (as) e funcionários (as), cozinha,  refeitório e quadra de esportes. O colégio detém nota 3,2, no IDEB do ano de 2019, aumento considerável em relação ao ano de 2017. Aproximadamente existem 1.000 alunos matriculados, dos quais, 700, se encontram nos anos finais, 400 no Ensino Médio, 360 no EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (725.2 Kb)   docx (884.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com