TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petição de Direito

Por:   •  27/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTISSÍMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA        VARA CIVIL DA COMARCA DE CAPITÃO DE CAMPOS- PI.

Raimundo Zeca, (estado civil), (profissão), (CPF:), (e-mail), (residente e domiciliado na Rua), (nº), (Bairro), Piripiri-PI, neste ato assistido por seu advogado e bastante procurador (procuração pública anexada), vem respeitosamente propor a presente AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS em desfavor de ÂNGELO, (estado civil), (profissão), (inscrito noCPF), (e mail), (residente e domiciliado na Rua), (n°), (Bairro), (cidade), pelos motivos de fato e de direito a seguir transcritos:

  1. DOS FATOS:

No dia 15 do mês de maio do ano de 2021 o requerente dirigia seu carro vermelho na cidade de Capitão de Campos-PI, em determinado momento, o requerido em alta velocidade na avenida principal da cidade, provocou um grave acidente, onde acertou diretamente a lateral do carro do autor, causando prejuízos financeiros para o requerente desta ação.

Em momento posterior, para a realização do reparo de seu meio de transporte a parte requerente realizou o orçamento, visando que este ao ser apresentado seria pago de forma amigável pelo requerido, porém este não cumpriu com sua parte. Assim o requerente arcou com todos os prejuízos e gastos para a reparação do bem.

  1. DO DIREITO:

Inicialmente, cumpri asseverar sobre a teoria da responsabilidade civil. De forma doutrinária sua definição principal se trata da restauração do dano causado a outrem, seja este material ou moral.

O Código de Trânsito Brasileiro, prevê:

Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

II - vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa.

DO DANO MATERIAL

Nesse sentindo, o código civil brasileiro em seu Art. 186, art. 187 e art. 927 determina:

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art.187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestação os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa fé ou pelos bons costumes.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Ante o exposto, é notório que o requerido causou danos materiais ao requerente, portanto requer-se o pagamento destes no valor de R$ 50.000,00 (ciquenta mil reais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com