TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica Maquiavel

Por:   •  19/11/2017  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Política

Bárbara Nilsson

Larissa Cascelli

Maria Laura Alves

 O’Donnell no texto “Situações” refere-se a diversos acontecimentos diferentes do nosso cotidiano os quais podemos identificar como sendo de natureza do sistema de interesses mostrando assim, que a sociedade não consegue diferenciar o que é público do que é privado causando assim um grande impacto na mesma.

A primeira situação refere-se a um acidente de carro causado por um motorista o qual infringiu as normas de transito ao não sinalizar que iria mudar de faixa. Isso demonstra claramente a falta de senso comum fazendo com que o motorista visasse apenas a sua vontade e seus interesses, não demonstrando solidariedade para com o outro motorista o qual também teve que arcar com um prejuízo que não era seu.

A segunda situação, mostra claramente como o sistema de interesses esta instaurado na nossa sociedade, pois o motorista estacionou em uma vaga destinada a deficientes apenas por ser mais perto do local o qual ele precisava chegar. É visível a falta de bom senso e também a questão de que ele apenas priorizou os seus interesses.

Já na terceira situação, podemos observar que um grupo pequeno de moradores de uma área litorânea de São Paulo fechou uma parte da praia, a qual é um espaço considerado público, ou seja, no qual as pessoas tem o direito de ir e vir, de posse de todos, uma sociedade urbana. Desse modo a praia ficou divida entre os proprietários privilegiados que se diziam no direito de excluir o restante da população, justificando assim esse ato como sendo para o bem comum dos moradores da região. Mais uma vez nos deparamos com o sistema de interesses, pois nessa situação vemos claramente da falta de distinção entre o espaço publico e o privado, sendo o último que permanece ou se executa a vista de poucos.

A quarta situação se assemelha a terceira, pois em um bairro de classe alta na cidade de São Paulo as ruas foram fechadas com cancelas para evitar o transito rápido na região. Ou seja, os moradores se uniram em prol do interesse coletivo que beneficiava apenas aquela região, alegando que fecharam as ruas por questões de segurança, fazendo com que a circulação para esse bairro ficasse restrita e seletiva apenas aos moradores do mesmo. Vemos aqui mais uma vez a apropriação do espaço público como privado, ainda fazendo valer apenas os interesses de uns em relação a outros.

Dessa forma após avaliar as diversas situações que nos foram apresentadas no texto é notável que existem diferenças entre as esferas públicas e privadas e que é preciso criar regras que sejam capazes de delimita-las e essa dificuldade em criar instituições e regras para alcançar um regime democrático existe também em função da falta de empatia e solidariedade dos atores com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com