TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política de Aristóteles

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Livro A Política de Aristóteles, analisa os assuntos da humanidade e do cotidiano que se desenrolam no ambiente da cidade, que eram as pólis gregas. O assunto principal do livro é a ciência da felicidade humana, a comunidade adotava uma certa maneira de viver que fosse satisfatória à maioria.

A política naquele período estaria a serviço de uma forma de viver que levasse à felicidade humana no aspecto material, que seria capaz de ser preservada. 

RESUMO

  1. Do senhor e do escravo.

Inicialmente, Aristóteles, descreve as relações do marido e da mulher, do senhor com o escravo, comparando essas relações com a natureza da servidão, pois segundo ele o escravo que não possuir o conhecimento suficiente será sempre obrigado a servir assim como a mulher. 

Descreve também a extrema necessidade que os homens possuem de viver em sociedades na busca de uma melhor situação de vida e a formação de cidades autossuficientes com a união de pequenos burgos (sociedades primitivas formadas por muitas famílias) onde o estado pela ordem natural deve ser colocado antes da família e do próprio individuo, sendo a justiça a base dessa sociedade, mostrando assim que o homem é e sempre será um animal político por natureza. 

  1. Autoridades

Aristóteles faz a descrição da economia doméstica onde existe a autoridade do senhor, a autoridade material, a procriação de filhos e arte em acumular fortuna, nesta economia a única diferença entre o homem livre e o escravo é aquilo que esta imposto pela lei, sendo que o próprio autor considera essa diferença injusta e violenta, porém explicando depois que o escravo é apenas um instrumento de uso por ser algo possuído e com a mesma utilidade dos animais domésticos. A autoridade doméstica e tida como uma monarquia por toda família a ser governada pelo homem.

  1. Economia

Aristóteles relata o estudo da propriedade em geral e da aquisição de bens, onde é colocado que a ciência de adquirir é diferente da ciência da economia, já que uma tem por objetivo fornecer os meios e a outra usa-los. Também colocar a arte de adquirir ser infinita já que sendo a moeda um objeto de troca a riqueza que resulta dela é ilimitada, enquanto a ciência econômica é limitada pois é necessário que esta possua um limite de riqueza.

Aristóteles explica como a guerra é uma forma natural de conquista dos homens que destinados pela natureza a obedecer e acabam que não o fazem.

  1. Ciência da riqueza

Para finalizar Aristóteles descreve o aprofundamento na ciência da riqueza. Ele faz uma citação sobre as artes dessa ciência que são: o comércio, a usura e o salário. Além da necessidade de monopólio econômico, que os estados muitas vezes são obrigados a realizar para a manutenção de uma estabilidade política.

CONCLUSAO

“Para Aristóteles, um animal que tende a viver em sociedade por sua própria natureza”

No livro, Aristóteles constrói a obra propondo que é da natureza humana a reunião pública, e que aquele que não necessita de vida em coletividade ou é um adeus, que não depende de ninguém, ou é um animal bestial, isto é, sem racionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com