TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Legitimidade

Por:   •  16/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

BLUMENAU,06 DE MARÇO DE 2017

TEORIA DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA

LUCIANO FELIX FLORIT

ANDIARA MAFRA

BARBARA CARMELLI

EDUARDA CORADINI

GABRIELLI SUYANNE

POLÍTICA

A política é um fenômeno social. Utiliza-se a política para saber administrar, governar e até mesmo cuidar de um Estado. Diz-se que a política é um fenômeno, pois ela possui natureza social, de relações sociais entre os governantes e os governados. E essas relações sociais se dão através de debates, diálogos. Em todas relações sociais há o uso de poder, e na política não é diferente, os governantes usam do seu poder para convencer a população de que suas ideias são benévolas para a sociedade, porém, muitas vezes eles só querem impor seus próprios interesses, não se importando se o povo vai se opor ou não a suas ideias e interesses. 

Em seu significado mais geral, a palavra Poder indica a capacidade de ação ou de produzir efeito, capacidade de fazer valer seus próprios interesses. Em seu sentido social, a ideia de poder está conectada à possibilidade ou à capacidade geral de agir, à habilidade de um indivíduo de determinar o comportamento de outro indivíduo. Nesse sentido, o ser humano não é apenas o sujeito capaz de exercer poder, mas é também objeto sobre o qual o poder é exercido.   

Existe também o Poder Político, que os governantes possuem, esse poder governamental é acompanhado por ideologias que justificam as ações das pessoas que possuem poder, no caso, os governantes. O voto é um exemplo de forma mais simples de poder político. O poder político no estado moderno utiliza do controle da força, de forma coativa, já que para o Estado, o uso da força é legitimo.

Por fim, temos a Legitimidade, que também está entrelaçada com a política. A legitimidade, nada mais é, do que a aceitação e tolerância das decisões e ideias dos representantes do poder. Aqueles que se submetem a capacidade do governo, consentem nela. A autoridade é o uso legítimo do poder pelo governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (173.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com