TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE CIVIL

Por:   •  31/10/2017  •  Monografia  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO I

RESPONSABILIDADE CIVIL

1.1 Breve Histórico e Conceito da Responsabilidade Civil

Para que o estudo de um determinado instituto jurídico venha ser bem sintetizado é necessário que o mesmo se passe pela evolução histórica, fazendo se aqui necessário saber a evolução histórica e o conceitual da responsabilidade civil.

A responsabilidade civil apresenta uma evolução pluridimensional, visto que sua expansão se deu quanto a sua história, aos seus fundamentos, á sua extensão ou área de incidência é também quanto a sua profundidade ou densidade. (DINIZ, 2014)

Para Gangliano e Filho Pamplona (2011, p.52).

De fato, nas primeiras formas organizadas da sociedade, bem como nas civilizações pré- romanas, a origem do instituto está calcada na concepção de vingança privada, forma por certo rudimentar, mas compreensível do ponto de vista humano como lídima reação pessoal contra o mal sofrido.

Souza(2006, p.18) segue o mesmo entendimento “Nessa fase dominava então a vingança privada, que representava uma forma primitiva, selvagem talvez, mas humana da realização espontânea e natural contra o mal sofrido, solução comum a todos os povos nas suas origens para a reparação do mal pelo mal”.

Nesse mesmo sentindo Gonçalves (2014, p.24) complementa que:

Nos primórdios da humanidade, entretanto, não se cogitava do fator culpa. O dano provocava a reação imediata, instintiva e brutal do ofendido. Não havia regras nem limitações. Não imperava, ainda, o direito. Dominava, então, a vingança privada, “forma primitiva, selvagem talvez, mas humana, da reação espontânea natural contra o mal sofrido; solução comum a todos os povos nas suas origens, para a reparação do mal pelo mal”

Sucede este período o da composição. O prejudicado passa a perceber as vantagens e conveniências da substituição da violência, que gera a violência pela compensação econômica. (GONÇALVES,2014)

Desse modo entende (S ouza, 2006, p.21) que a ‘’reparação civil sucedeu a satisfação pela vingança ou distribuição do mal pelo mal, que se fixam na Lei das XII Tábuas, encontrando seus fundamentos, pois na Lei Aquília, transplantada para o digesto’’.

Salienta: Gangliano, Filho Pamplona (2011,p.54)

Permitindo- se um salto histórico, observe –se que a inserção da culpa como elemento básico da responsabilidade civil aquiliana –contra o objetivismo excessivo do direito primitivo, abstraindo a concepção de pena para substituir –lá, paulatinamente, pela idéia de reparação de dano sofrido- foi incorporada no grande monumento legislativo da idade moderna, a saber, o código civil de Napoleão, que influenciou diversas legislações do mundo, inclusive o código civil brasileiro de 1916.

O Código civil de 1916 filiou–se á teoria subjetiva, que exige prova de culpa ou dolo do causador do dano para que seja obrigado a repará-lo. Em alguns casos, porém, presumia a culpa do lesante (arts.1.527,1.528, dentre outros).

No entanto com a evolução do progresso, do desenvolvimento industrial e com a multiplicação dos danos acabaram por ocasionar o surgimento de novas teorias, tendentes a propiciar maior proteção para as vítimas. (GONÇALVES, 2014)

Complementa Diniz (2014, p.29)

Todavia a responsabilidade civil evoluiu em relação ao Fundamento (razão por que alguém deve ser obrigado a reparar um dano) baseando-se o dever de pagar não só na culpa, hipótese em que será subjetiva, como também no risco, caso em que passará a ser objetiva, ampliando-se a indenização de danos sem existência de culpa.

Contundo a evolução da responsabilidade civil foi extremamente importante para os dias atuais no que tange o dever jurídico de reparar os erros cometidos com intuito ou não de prejudicar alguém.

Com a expansão da responsabilidade civil houve a parti daí um aumento no numero de pessoas se responsabilizando pelos seus atos ilícitos cometidos na vida cível.

Sem abandonar tal regra geral, inova então o código civil de 2002, no parágrafo único do seu art.927, ao estabelecer que haverá obrigação de reparar o dano, independente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. (GANGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2011)

Vê se que agora a vingança já é substituída pela composição a vontade da vitima, embora ainda subsista tendo como fundamento ou forma de reintegração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com