TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO DO GENITOR

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  6.554 Palavras (27 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 27

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO DO GENITOR

RESUMO

O presente trabalho visa discutir a responsabilização civil pela falta de afeto do genitor. Com as mudanças no direito de família e as separações das relações conjugais, o relacionamento entre pais e filhos têm sido atingidos. Com a evolução do Direito de Família, especificamente após a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 e do Código Civil de 2002, a afetividade passou a ser o principal elemento identificador da entidade familiar e fundamental à formação da criança e do adolescente. Entretanto, é comum genitores deixarem seus filhos em situação de completo desamparo moral. Diante disso, será analisado se há a responsabilidade civil pelo dano causado aos filhos pelo abandono afetivo e os pressupostos necessários para essa responsabilização, analisando as últimas decisões dos Tribunais.

Palavras-chave: Abandono afetivo. Família. Responsabilidade civil.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo do genitor. Busca averiguar as consequências do abandono afetivo, a possibilidade de indenizar o filho abandonado e quais os pressupostos da responsabilidade civil são necessários para requerimento de indenização por dano moral. O assunto é complexo e bastante questionado, por isso se faz necessário o debate não só no âmbito jurídico como também na sociedade, fazendo com que independentemente do entendimento que seja adotado, exista uma conscientização a respeito dos deveres do genitor perante o novo conceito da família no nosso ordenamento jurídico.                                        

Inicialmente, apresenta-se o direito de família na Carta Magna e no Novo Código Civil Brasileiro. Abordaremos os princípios do direito de família consagrados pela Constituição Federal de 1988. Explanaremos ainda o atual conceito de família e trataremos sobre as noções gerais de responsabilidade civil e o conceito de dano moral. Por fim, será abordado a responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo, assim como também, objetiva-se demonstrar como o abandono afetivo está sendo interpretado pelo Poder Judiciário e consequentemente, verificar se o mesmo pode ser considerado como pressuposto de indenização por dano moral.

2. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E O CÓDIGO CIVIL DE 2002

A Constituição Federal de 1988 reservou um capítulo para o ramo do Direito de Família (Capítulo VII do Título VIII). Diferente do modelo exposto pelo antigo Código Civil de 1916, o atual modelo de família é formado por princípios como a igualdade, solidariedade, responsabilidade e o respeito à dignidade da pessoa humana que apontam os caminhos a serem seguidos pelo indivíduo não só para que haja a sua realização pessoal como também em sociedade.                                A Carta Magna de 1988 reconheceu as significativas modificações ocorridas ao longo dos tempos no âmbito familiar, adequando-se a uma nova realidade, trazendo uma série de alterações na ordem jurídica. A nova Constituição se modernizou ao reconhecer como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, ao torna-los iguais na sociedade conjugal e ao vedar todas as diferenças de direitos, de qualificação ou de tratamento entre os filhos havidos dentro do casamento ou fora dele, ou por adoção.                                                                A Constituição Federal foi o primeiro dispositivo jurídico brasileiro que reconheceu e igualou o afeto como formador da família, sem diferenciar os laços decorrentes do casamento ou de sangue.

 Conciliado a Constituição Federal de 1988, foi decretada a Lei nº 8.971/94 e a Lei nº 9.278/96. A primeira dispõe sobre o direito dos companheiros a alimentos e a sucessão. A segunda regula o artigo 226, §3º da Constituição Federal, que trata da união estável, sendo garantidos às relações formadas sem o ato solene do casamento os direitos assegurados pelo texto constitucional.

A atual Carta Magna busca a realização e o desenvolvimento do indivíduo dentro da família, ao contrário da antiga Constituição onde buscava-se o desenvolvimento da família em detrimento do indivíduo.

As normas constitucionais que dispõem sobre a família só foram regulamentadas pela legislação infraconstitucional com a publicação do atual Código Civil, a Lei nº 10.406, de 10/01/2002. Uma novidade significativa que o Código Civil de 2002 trouxe foi a igualdade dos cônjuges no âmbito familiar, sendo extinto então o poder patriarcal, assim como a atualização da dissolução do vínculo conjugal, através da separação e do divórcio; a regulamentação da união estável entre o homem e a mulher, como também o reconhecimento de direitos decorrentes das relações concubinas e a atualização da adoção, sem qualquer distinção entre os filhos de sangue e os filhos adotados.

Com isso, pode-se verificar então que o novo Código Civil, em acordo com a Constituição Federal de 1988, abrange variadas modalidades de família, formadas por relações consanguíneas, por atos jurídicos ou pelo afeto. Este último, enquanto formador da família, é visto facilmente na adoção e nas relações de convivência. Para que as relações entre a sociedade ocorram, bem como entre as famílias, é de suma importância a troca de afeto.

3. PRINCÍPIOS DO DIREITO DE FAMÍLIA

        O direito de família está embasado nos princípios da igualdade jurídica dos cônjuges e dos companheiros, de todos os filhos, da paternidade responsável e planejamento familiar, da comunhão plena de vida, da liberdade de constituir uma comunhão de vida familiar e principalmente no princípio da dignidade da pessoa humana.

O princípio do respeito à dignidade da pessoa humana é o princípio formador de toda a base do Estado Democrático de Direito. É o mais importante no direito de família atual. A doutrinadora Maria Helena Diniz aponta a necessidade de se buscar assegurar o total desenvolvimento dos anseios e interesses afetivos dos membros familiares, por meio da garantia da assistência educacional aos filhos, com o objetivo final de que a família perdure e se mantenha feliz e harmônica:

É preciso acatar as causas da transformação do direito de família, visto que são irreversíveis, procurando atenuar seus excessos, apontando soluções viáveis para que a prole possa ter pleno desenvolvimento educacional e para que os consortes ou conviventes tenham uma relação firme, que integre respeito, tolerância, diálogo, troca enriquecedora de experiência de vida etc. (DINIZ, 2007, p.18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com