TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE

Por:   •  16/10/2019  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE DE ACORDO COM A REFORMA TRABALHISTA - Fevereiro 21, 2019

Para termos um melhor entendimento sobre o tema, iremos conceituar a teoria da desconsideração da personalidade jurídica que, em regra, dispõe que a pessoa física não responde pela pessoa jurídica com seu patrimônio particular. Anteriormente, a especificação não constava na Consolidação das Leis Trabalhistas, aplicando assim o Código Civil, que dispõe que a responsabilidade de cada sócio é restrita à quantidade de quotas aplicadas, todavia, todos respondem solidariamente. No Processo do Trabalho, aplica-se subsidiariamente o Processo Civil para instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, para que o contraditório e a ampla defesa sejam respeitados.

Após a Reforma Trabalhista, foi inclusa em sua legislação específica, e a responsabilidade do sócio retirante se dará de forma que responderá subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, o patrimônio do sócio somente será penhorado, todavia, respeitando a sequência na busca de bens da empresa devedora, dos sócios atuais, e por último, dos sócios retirantes. E, se houver fraude na retirada, não segue a ordem de preferência, e os sócios responderão solidariamente.

Recentemente, atuamos em um processo onde um de nossos clientes, chegou até nós desacreditado, se sentindo injustiçado, pensando que não tinha mais jeito para reverter a situação de sua causa, pois não encontrou alguém que identificasse algo para sua defesa, e que o mesmo havia se retirado da sociedade empresária há mais ou menos cinco anos, e seu imóvel foi penhorado para ser leiloado e quitar as dívidas trabalhistas.

Ressalta-se, que o patrimônio pessoal do sócio retirante só será atingindo apenas quando o patrimônio da sociedade e de seus atuais sócios for insuficiente para garantir a execução, respeitando o tempo para a aplicação, pois agora não perpetua a responsabilidade como antes, estabelecendo assim uma segurança jurídica nas relações empresariais.

Após minuciosos estudos de nossa equipe, identificamos que ele não poderia ser responsabilizado, pois o sócio retirante responderá até dois anos após a sua saída, e os créditos trabalhistas que estavam sendo cobrados eram indevidos, pois foram posteriores ao período que ele integrava a sociedade empresária.

Na sentença, o magistrado equivocou-se, e sua decisão não foi favorável, posteriormente, em recurso, houve êxito, pois como ex-sócio não poderia ser responsabilizado por uma obrigação gerada após sua saída. Assim, gerando satisfação de nosso cliente, e orgulho de nossa equipe, em trabalhar para o melhor desempenho de uma causa.

É essencial contar com a ajuda de uma empresa especializada, gerando informações, em ideias pautadas na profissionalização e na legalidade das ações propostas.      

                         JOÃO DOMINGOS ADVOGADOS ASSOCIADOS

                                            Dra. Débora Nascimento Santos Dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com