TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL

1) Sr. Flamengo emprestou dinheiro ao Sr. Fluminense que deveria lhe devolver a quantia no prazo de 180 dias devidamente corrigida pelo índice oficial da inflação. Vencido o prazo e munido de um título executivo extrajudicial, o Sr. Flamengo lhe procura em seu escritório de advocacia, trazendo ainda documentos que comprovam que o Sr. Fluminense alienou seus bens, tornando-se insolvente. Considerando essa narrativa e descobrindo que os bens foram transferidos à pessoa jurídica da qual o Sr. Fluminense é sócio, qual a melhor solução para a cobrança de tal dívida? Fundamente.

 R.) DESCONSIDERAÇÃO IVERSA DA PERSONALIDADE JURIDICA. ART 50 CC E 133 E 134 DO CPC, O Sr. Fluminense usa a personalidade jurídica de má fé, realizando a confusão patrimonial entre a sociedade e sua pessoa. Assim, necessária a desconsideração para que os efeitos da execução alcancem o patrimônio pessoal depositado na pessoa jurídica, afastando sua autonomia patrimonial. Deverá ser requerida na petição inicial.

2) Sr. Flamengo emprestou dinheiro ao Sr. Fluminense que deveria lhe devolver a quantia no prazo de 180 dias devidamente corrigida pelo índice oficial da inflação. Vencido o prazo e munido de um título executivo extrajudicial, o Sr. Flamengo lhe procura em seu escritório de advocacia, trazendo ainda documentos que comprovam que o Sr. Fluminense alienou seus bens, tornando-se insolvente. Considerando essa narrativa e descobrindo que os bens foram doados a um sobrinho do Sr. Fluminense antes do vencimento da dívida, qual a melhor solução para a cobrança de tal dívida? Fundamente.

 R.) AÇÃO PAULIANA DE FRAUDE A CREDOR ART 158 CC, O Juiz perceberá que hove má fé na doação e será necessário anular o negócio de transmissão gratuita  para que a execução alcance o patrimônio transmitido a terceiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com