TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA

CURSO DIREITO

MÁRCIO ROGÉRIO CINTRA JÙNIOR

JOSÉ ARTUR GUIMARÃES MAIA

BRUNO SILVA VIEIRA

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

RESUMO

ITUMBIARA-GO

2014

MÁRCIO ROGÉRIO CINTRA JÙNIOR

JOSÉ ARTUR GUIMARÃES MAIA

BRUNO SILVA VIEIRA

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

RESUMO

Resumo apresentado ao curso de Direito da Faculdade Santa Rita de Cássia como quesito de avaliação parcial do 1º bimestre, sob a orientação da professora Especialista Ana Carolina .

ITUMBIARA-GO

2014


ORWELL, George. A revolução dos bichos. Fonte Digital: Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook, eBooksBrasil.com. 2000, p. 144. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/animaisf.pdf>. Acesso em: 15 de set. 2014.

A Revolução dos Bichos de George Orwell é a história de animais que viviam em uma granja situada nas proximidades da cidade inglesa de Willingdon. A Granja era administrada e explorada pelo seu proprietário Sr Jones. Eis que um velho porco experiente e vivido com conceito de liderança  entre a bicharada da fazenda, convoca uma reunião , e nesta reunião o velho Major, como era chamado, afirma ter tido um sonho e neste sonho os animais seriam donos de seus destinos.

Major em seu discurso diz para os bichos o quanto suas vidas são curtas e miseráveis e raciocina: Porque todos animais terem que viver em função dos homens? Pois o homem é o único que consome sem produzir, então fica claro que todos os males acontecidos aos animais são  causados pelo homem.

Três noites depois do discurso o velho porco veio a falecer. No entanto ficou plantada , nos animais de maior inteligência, a idéia da revolução. Dentre estes animais destacavam –se a liderança de três Porcos, Napoleão, Bola de Neve e Garganta. Os três organizaram o pensamento do Velho Major , codificando- o, e lhe deram o nome de Animalismo. Após isto os porcos promoveram reuniões com a bicharada e articularam a idéia de uma revolução criando inclusive um hino que era cantado nos encerramentos das mesmas.

A revolução então aconteceu com certa facilidade, porque Jone por ter perdido uma demanda judicial estava desestimulado e se entregara a bebedeira desenfreada ele não geria os empregados e os animais não eram alimentados como se devia, até que um dia animados pela fome entraram em confronto com o fazendeiro e seu peões expulsando – os  à força da granja . Depois da expulsão os porcos revelaram aos animais que haviam aprendido a ler e então Napoleão e Bola de Neve mudaram o nome da Granja para GRANJA DOS BICHOS.

Depois da mudança do nome os porcos explicaram que haviam resumido o Animalismo em 7 leis que iriam a partir daquele momento reger a vida de todos na granja. Os sete mandamentos foram então escritos na parede do fundo do grande celeiro.

Eis o que dizia a nova lei:

  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas e tenha asa é amigo.
  3. Nenhum animal usará roupas.
  4. Nenhum animal dormirá em cama.
  5. Nenhum animal beberá álcool.
  6. Nenhum animal matará outro animal.
  7. Todos os animais são iguais.

 

Registrada a nova lei todos animais concordaram  em segui- La e decoraram os mandamentos. Neste ínterim as vacas mugiram pois estavam com os úberes cheios e precisavam ser ordenhadas os porcos assumiram a tarefa e Napoleão se apoderou do leite retirado.

Os animais apesar de não poderem utilizar os implementos se saíram muito bem colhendo os cereais em tempo inferior à época de Jones. Vale salientar no entanto que os porcos não trabalhavam e somente supervisionavam os outros animais. Cada animal contribuía de acordo com sua capacidade e como não houve qualquer desperdício a safra foi a maior já colhida por ali.

Durante todo o verão o trabalho andou com disciplina e todos estavam felizes por produzirem a própria comida. Para alguns animais nada mudara com a Revolução a exemplo do Burro Benjamim que não se esquivava do trabalho normal mas nunca se oferecia para voluntario. Já o cavalo Sansão trabalhava cada vez mais e mais em prol da comunidade.

Aos domingos não se trabalhava mas todos tinham que participar de uma cerimônia na qual era hasteada um bandeira verde , com tendo ao centro um chifre e uma ferradura como símbolo do novo regime imperante. Bola de Neve explicava que o verde da bandeira significava o verde dos campos e o chifre e a ferradura a republica dos bichos. Depois do hasteamento da bandeira os bichos se reunião para planejar o trabalho que iria executar na semana. Os porcos eram sempre os únicos a proporem alguma atividade e notava – se agora uma divergência constante entre os seus lideres Bola de Neve e Napoleão. A reunião era sempre encerrada com o hino Bichos da Inglaterra a tarde era destinada a recreação.

Os porcos criaram também um local para estudo de várias atividades e estabeleceram comitês. As classes de ler e escrever fizeram sucesso e já no outono quase todos os bichos estavam alfabetizados uns mais outros menos. Porém alguns eram estúpidos a exemplo das ovelhas e das galinhas e não chegaram além da letra a sendo inclusive incapazes de aprender de cor os sete mandamentos. Então Bola de Neve resolveu condensar os mandamentos e foi criado o seguinte mandamento único: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. Neste mandamento segundo Bola de Neve estava contido o Animalismo. Os pássaros no inicio reclamaram da ideia mas bola de neve explicou que as asas poderiam ser consideradas patas pois eram órgãos de propulsão diferentes das mão humanas que eram de manipulação.

Napoleão não tomou interesse algum pelos comitês de bola de neve e defendia que a educação dos jovens era mais importante. Então adotou para sua tutela nove cachorrinhos que haviam nascidos logo após a colheita. E os levou para lugar isolado de tal maneira que ninguém mais se lembrava de sua existência.

As maças estavam amadurecendo e todos pensaram que deveriam ser distribuídas de forma igual a todos. No entanto os porcos se apoderaram das maças e do leito. O porco Garganta que era muito hábil com as palavras consegui convencer a todos de que os porcos por serem mais inteligentes precisavam deste tipo de alimento. Garganta usava do argumento de que Jones poderiam voltar se os animais não aceitassem a resolução dos porcos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com