TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1.        IDENTIFICAÇÃO DA OBRA        

2.        RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DO LIVRO, COM ENFOQUE NOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS        

3.        IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS, DESCREVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS MESMOS        

3.1 Humanos:        

3.2 Cachorros:        

3.3 Equinos:        

3.4 Corvo:        

3.5 Porcos:        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS DE CADA ACADÊMICO DO GRUPO SOBRE A RESPECTIVA OBRA        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

DIAS. Denise Jordania Lino[1]

TORRENTE. Gabriel Tertoliano[2]

BRITES. Géssica Fernanda Custódio[3]

RIBEIRO. Mariana Jayne[4]

BELO. Bruno Soares[5]

RESUMO: O livro “A Revolução dos Bichos”[6], remete ao contexto histórico vivenciado durante a ditadura na Rússia, na qual o país sofreu com as tiranias dos líderes no regime totalitário. Neste prisma, o autor faz uma sátira, utilizando-se de animais como exemplos aos comportamentos dos que detinham o poder à época.

Palavras-chave: revolução, obras do século XX, ditadura stalinista


  1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

A obra ocorre em uma granja, com o nome de Granja do Solar, na qual Sr. Jones é o proprietário. Este era um renomado produtor e criador de animais, até que se endividou de tal forma que jamais veio a reerguer-se. Por estes motivos, passou a embriagar-se diariamente, esquecendo-se de cuidar de seus animais, que mais tarde vieram a se rebelar - quando a história realmente torna-se interessante.

Evidencia-se no livro a analogia feita pelo autor George Orwell com a política arbitrária, dando enfoque ao porco Napoleão, que em pouco tempo demonstra um sentimento de superioridade e desrespeito com os demais animais, que é ocasionado pela ambição e busca por poder. Outrossim, com as mudanças ocorridas na granja, vê-se como é fácil a manipulação de mentes na população, no caso, os animais.

Finalmente, não é à toa que a obra A Revolução dos Bichos é considerada uma das melhores escritas no século XX, visto que, apesar de passado um século, ainda é extremamente conceituada.  


  1. RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DO LIVRO, COM ENFOQUE NOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

A primeira cena de extrema importância foi à reunião proposta pelo porco Major, que era admirado por todos os demais animais. Nesta reunião, Major demonstrou que todo o problema vivenciado pelos animais, encontrava-se nos seres humanos. Proferiu inúmeros motivos, dentre eles o sonho que teve sobre o Animalismo – que se baseava em uma revolução dos bichos, onde seriam autossuficientes e iguais.

O porco Major veio a falecer três dias após a reunião, mas nem por isso deixaram de por em prática o sonho daquele líder. Os animais expulsaram todos os humanos da granja, fato que ocasiona à verdadeira “Revolução dos Bichos”.

A partir deste momento, surgem regras de convivência baseadas apenas na presença de animais, sendo considerados todos os seres humanos como ruins. Outro fato que vale a pena mencionar é a mudança do nome da granja, que passa a chamar-se “Granja dos Bichos”.

A princípio o porco Bola-de-Neve toma liderança e segue todos os ensinamentos do falecido porco Major, sendo ele respeitado e admirado por todos.

Momento importante da obra ocorre quando o autor narra que aos domingos nenhum animal trabalhava, sendo que, após o almoço havia o hasteamento da bandeira. Esta fora encontrada por Bola-de-Neve no depósito, tratava-se de uma toalha verde de mesa, em que os porcos pintaram no centro em branco um chifre e um casco. "O verde da bandeira, explicava Bola-de-Neve, representava os verdes campos da Inglaterra, ao passo que o chifre e o casco simbolizavam a futura República dos Bichos, cujo advento teria lugar no dia em que o gênero humano, enfim, desaparecesse".

Mais adiante, Bola-de-Neve dá aos demais animais a ideia de construírem um moinho de vento que irá auxiliar e diminuir consideravelmente o serviço na granja, porém, Napoleão toma lado contrário a esta construção.

Então, o porco Napoleão começa a demonstrar os seus pensamentos soberbos, fato que é explícito quando expulsa Bola-de-Neve da Granja e assume seu lugar. Com isto, discorrem sucessivos episódios em que este demonstra ser completamente cheio de defeitos, entendidos como de seres humanos. Sendo que, com a expulsão, Napoleão decide por em prática o plano da construção do moinho, intitulando-se como criador da ideia.

Tempo depois, mais precisamente no mês de novembro, o qual é farto de chuvas e tempestades, ocorre uma assombrosa chuva que deixa em destroços o moinho que encontrava-se quase concluído. Com isso, Napoleão põe a culpa da destruição do moinho em Bola-de-Neve e decreta a morte deste para quem o encontrar, ordenando que todos voltem a construção do moinho.

Com o retorno à construção, todos os animais aumentaram consideravelmente o rendimento, persuadidos pelos porcos que encabeçavam a 'ditadura' na Granja. Nesse período, ocorreram inúmeras mortes infundadas, onde Napoleão para intimidar os demais animais, usou o pretexto de que haviam espiões de Bola-de-Neve infiltrados na Granja.

Ao chegar a estação do outono, deu-se a conclusão do "Moinho Napoleão", este fora nomeado pelo próprio. Apesar de pronto, necessitava instalar a maquinaria, esta seria comprada por Whymper com o dinheiro da venda de algumas madeiras da Granja feita à Granja Pinchfield. Porém, passados três dias, os animais tomam conhecimento de que o dinheiro da madeira era falso, fato que leva Napoleão a decretar a morte de Frederick, que era dono da Granja negociante.

Na manhã seguinte, como esperado, os humanos da Granja Pinchfield invadiram a Granja dos Animais, travando mais uma batalha, na qual o moinho fora destruído por explosivos e ocorreram inúmeras mortes de ambos os lados. Apesar disso, os animais puseram os humanos para fora e a batalha recebeu o nome de "Batalha do Moinho".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (216.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com