TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Receita de bolo” da segunda parte do Projeto de Pesquisa

Por:   •  11/6/2019  •  Monografia  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

“Receita de bolo” da segunda parte do Projeto de Pesquisa – TCC 1- Esses são os parágrafos prontos para você adequar à escolha do seu trabalho.

METODOOLOGIA

4.1 Tipo de Trabalho que pretende desenvolver

        Os trabalhos monográficos constituem parte importante na formação dos acadêmicos, sejam eles estudantes de graduação ou de pós-graduação.

        OU

        A elaboração de artigos científicos constituem parte importante na formação dos acadêmicos, sejam eles estudantes de graduação ou de pós-graduação.

        Diante dessa abordagem, pretende-se desenvolver  (elaborar) um (a) monografia ou artigo (escolher um dos dois) com o principal objetivo de (escrever o objetivo geral). Para tanto, apresenta, a priori (escrever o que seria desenvolvido em cada capítulo ou seção – equivale aos objetivos específicos da primeira parte).

4.2 Métodos  de Pesquisa

(se tiver entrevistas, coletas de dados, pesquisa de campo):

        O método de pesquisa será o quantitativo, ou seja, significa traduzir opiniões e números em informações, as quais serão classificadas e analisadas. Utilizam-se técnicas estatísticas.

        OU

(PARA ANÁLISE MERAMENTE BIBLIOGRÁFICA ):

        O método de pesquisa será o qualitativo, ou seja, é descritivo, as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos serão analisados indutivamente, sendo que a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos nesse processo.

        4.2.1. Método de abordagem

Se o método de pesquisa  for quantitativo  - Método de abordagem  indutivo:

        Será utilizado o método de abordagem indutivo, que é o método empirista, o qual considera o conhecimento como baseado na experiência; a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta e é elaborado a partir de dados.

        OU

Se for método de pesquisa qualitativo  - Método de abordagem dedutivo:

        Será utilizado o método de abordagem dedutivo, que é o método racionalista, que pressupõe a razão como a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro. Utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão.

4.2.2 Método de procedimento.

        Pode ser:

ESTATÍSTICO

HISTÓRICO

COMPARATIVO

Escolher e iniciar o item com um dos três:

A escolha do método de procedimento estatístico se deu por ser empregado nas pesquisas quantitativas, uma vez que trata de elementos de caráter matemático e pretende fornecer uma base concreta e segura das informações a serem analisadas e terá gráficos e apresentações analíticas das tendências características dos fenômenos pesquisados.

OU

        A escolha do método de procedimento histórico se deu por ser empregado nas pesquisas qualitativas, pois coloca os dados de pesquisa sob uma perspectiva histórica, podendo ocorrer de três formas:

  1. Comparar o conjunto de elementos que existe hoje com suas origens históricas;
  2. Comparar formações anteriores que eram precursores do que há na atualidade;
  3. Acompanhar a evolução do objeto pesquisado pela história.

OU

A escolha do método de procedimento comparativo se deu por ser empregado em pesquisas qualitativas, pois consiste no confronto entre elementos, levando em consideração seus atributos, promovendo o exame de dados a fim de obter diferenças ou semelhanças que possam ser constatadas.

Parágrafo comum a todos os métodos de procedimento:

Será utilizado para a consecução do objetivo específico de..................................................(escolher 1 ou mais objetivos específicos)

4.3. TÉCNICAS DE PESQUISA

Pesquisa bibliográfica – elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, etc.

OU

Pesquisa de levantamento ou empírica – pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

Parágrafo comum a todas as técnicas:

        Na realização do projeto proposto utilizar-se-á a técnica de pesquisa ................... que é aquela ..................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com