TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Trabalhista Mudanças na Lei Trabalhista CLT

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças nas leis trabalhistas era tema discutido a tempos, em julho de 2017 teve promulgada a Lei N° 13.467, onde é conhecida como Reforma Trabalhista.

Essa lei trouxe inúmeras alterações na CLT, como por exemplo: o trabalho intermitente, as negociações coletivas sobre o legislado, o teletrabalho.

Muitos estudiosos do direito do trabalho consideram que essa nova legislação onerou o trabalhador e trouxe vantagens aos empregadores, nessa vertente eles questionam: Como ficará o princípio da proteção ao trabalhador frente e este novo instituto? Ainda, como o empresário diante do cenário econômico nacional poderá utilizar esse novo instrumento para melhorar sua lucratividade? As alterações trazidas pela Lei Nº 13.467/17, segundo Cassar (2017, p.6), impactaram de forma profunda e abrangente o Direito do Trabalho, atingindo seus princípios e regras.

Mudanças estas na legislação, que vieram em um momento em que o mercado de trabalho e financeiro se encontravam em instabilidade, período também onde governava o executivo federal o vice-presidente da república pois a Presidente havia sido impeachmada, onde era um período que o desemprego estava em alta. Assim, como forma de alavancar o mercado de trabalho e fazer com que a economia nacional retornasse a crescer, o Estado retirou parte do seu controle sobre a legislação trabalhista, e entregou aos empregados e empregadores, para que estes, sujeitos diretos da relação de trabalho, pudessem em comum acordo determinarem quais as normas que se submeterão durante o vínculo que possuírem, utilizando da convenção coletiva ou acordo coletivo para reger sua relação, dentro dos limites estabelecidos pela própria lei, onde veremos a seguir no desenvolvimento deste trabalho.

Além disso, vale destacar nesse uma importante alteração trazida pela Lei nº13.467/2017, no que tange ao estabelecimento da contribuição sindical como facultativa e, como consequência, o evidente abalo na atuação sindical.

O artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho, antes da reforma trabalhista, determinava a obrigatoriedade da contribuição sindical, devida por todos aqueles que participassem de categoria profissional ou econômica, ou profissão liberal, em favor do sindicato respectivo.

A Reforma Trabalhista, dentre várias outras mudanças, modificou a redação do artigo supracitado, transformando a contribuição sindical obrigatória em facultativa, dependente de autorização expressa e prévia do destinatário, o que enfraqueceu significativamente a atuação

dos sindicatos como defende alguns doutrinadores, entretanto outros estudiosos do direito defendem que foi uma mudança necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com