TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Civil

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  15.255 Palavras (62 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 62

Responsabilidade Civil

Profº Hamid

  • Prova = 05/11
  • Trabalho =12/11

Conceito de Culpa

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. – o conceito de ato ilícito desse artigo inclui na primeira parte o DOLO (desejo de produzir o dano específico). A segunda parte, por sua vez, é a culpa. A primeira ideia de que a culpa deve gerar é a ideia de previsibilidade (modo de começar a examinar a noção de culpa). Isso porque só quem pode perceber o que seu comportamento pode desencadear pode ter culpa (se não houver possibilidade de prever a consequência, não tem como saber que aquele resultado ocorreria, logo, não tem culpa). Há uma crítica na doutrina à redação desse artigo: o objetivo desse artigo é definir o ato ilícito. O erro está no trecho “violar direito e causar dano”, visto que essa expressão cria um requisito para o ato ilícito – o DANO NÃO É NECESSÁRIO PARA CARACTERIZAÇÃO DO ILÍCITO, ELE É NECESSÁRIO PARA CARACTERIZAR A RESPONSABILIDADE CIVIL.

        

  1. Negligência e Imprudência:

Quando a pessoa deixa de tomar os cuidados para evitar que as consequências previsíveis do seu ato podem causar. Se você previr um resultado lesivo para alguém e não tomar o cuidado de evitar a ação, houve negligência e houve culpa. A imprudência é um conceito próximo da negligência, mas não devem ser confundidos (no conceito de imprudência está presente a negligência). Ser imprudente é saber que determinado resultado pode acontecer e mesmo assim praticar o ato. Do ponto de vista técnico, a negligência é a mãe de todas as culpas.

  1. Imperícia:

Não está no artigo, mas é uma modalidade de culpa. É a prática de um ato que exigia uma determinada qualificação técnica e você o praticou sem ter essa qualificação. Tem um pouco de negligência dentro da imperícia (é um subproduto da negligência, contudo, tem a peculiaridade da falta de QUALIFICAÇÃO).  - Ato de evidente qualificação técnica praticado por quem não tem.

Ex: fisioterapeuta aplica uma injeção x para superar uma dor, ministrando um remédio que dependia de avaliação médica, que causa uma reação horrível na pessoa – fisioterapeuta não tinha qualificação para aplicar esse medicamento.

  1. Previsibilidade:

Saber de uma pessoa consegue prever aquela consequência, depende da situação daquela pessoa – você não pode comparar o socorro que um médico presta com um socorro que um leigo presta -. Se você concluir que a pessoa não podia prever aquela consequência, não há culpa. Devemos fazer uma comparação entre pessoas DO MESMO TIPO/MESMA QUALIFICAÇÃO (as pessoas devem ser iguais e estarem sujeitas a mesma comparação). A culpa que você compara situações de pessoas iguais é a OBJETIVA (porque você compara pessoas em situações objetivamente consideradas).

*responsabilidade objetiva é aquela em que a culpa não é necessária, o tipo de responsabilidade NÃO se confunde com o critério de culpa.

Depois de analisado a comparação entre as pessoas (critério objetivo), passamos para o critério subjetivo. Significa que a situação em que se encontra a pessoa que você deve atribuir a culpa também é relevante.

Ex: médico foi atender e fez tudo que um médico qualificado deveria fazer – tomou todas as cautelas corretamente (ponto de vista objetivo, ele agiu bem). Pela orientação profissional, ele deveria aplicar uma injeção x no atropelado que não aguentava de dor, e não era possível saber se ele deveria dar a injeção sem o exame de sangue para saber uma possível reação alérgica. O médico aplica – dúvida: outro médico talvez não tivesse aplicado a injeção. Contudo, o médico tomou uma atitude mesmo sabendo o que poderia acontecer, mas foi pelo bem do paciente.

  1. Graus da culpa:

A culpa pode ser tão grande que se equipara ao dolo (o descuido foi tão grande que parece que você queria o resultado). Quando se desvia um pouco do padrão de comportamento considerado correto, temos a culpa média. Enquanto o descuido leve é considerado a culpa mínima/levíssima (qualquer um poderia ter cometido). Contudo, a responsabilidade civil reconhece o dever de indenizar qualquer que seja o grau de culpa, logo, se estiver presente o dano, nexo de causalidade e culpa, está caracterizado a responsabilidade civil.

Art. 944. A indenização mede-se pela extensão do dano. – será pago indenização equivalente ao tamanho do dano.

Parágrafo único. Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir, eqüitativamente, a indenização  significa que se a culpa foi reduzida e o dano foi muito grande, o juiz pode, por equidade, mandar quem causou o dano pagar uma indenização menor do que deveria ser.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. – o exercício do direito que você tem pode se tornar ilícito se for exercido com abuso. Esse raciocínio só funciona se a pessoa TEM o direito (se não tem o direito e exerce, é ilícito automaticamente). A ilicitude está na forma que se exerce o direito. - Chamado anteriormente, no direito inglês, de espírito emulativo (nesse caso, teríamos a teoria subjetiva, uma vez que era preciso QUERER prejudica – depende do exame da intenção de quem exerce o direito), ou seja, exercer o direito que você tem com o intuito de emular (encher a outra pessoa). – O nosso código, ao definir o abuso de direito, não adotou a teoria subjetiva, e sim, a objetiva, que dispensa a análise do desejo/intenção de prejudicar (o artigo não menciona em nenhum momento que a pessoa exerce seu direito com a intenção de prejudicar). É um critério de comparativo de valores: quanto você tem direito e quanto você causou de dano. O exercício do direito que você tem deve ter consequências proporcionais, logo, o exercício do direito deve dar vantagem em razão do prejuízo causado ao terceiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (391.1 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com