TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução industrial

Por:   •  29/9/2018  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 2 Revolução Industrial

  1. Como era a vida antes da Revolução Industrial?

Antes da Revolução Industrial a vida era mais simples no campo, os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas simples. E, dependendo da escala dos produtos, grupos de artesões se organizavam e dividiam a etapa dos processos. Essa produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado.

  1. Como era as relações de trabalho entre o mestre e aprendiz?

O mestre dos artesãos sendo equivalente ao capitalista, pois detinha o capital e os meios de produção, sua vida não era muito diferente da de seus empregados, os quais considerava amigos. Pois até vivam na mesma casa e comiam na mesma mesa. O mestre fiscalizada seu trabalho e pagava um valor ilusório pelos serviços.

  1. Quais os direitos do mestre e do aprendiz?

O mestre detinha todo o lucro, tendo direito de pagar o que quisesse aos seus artesãos, não tendo o artesão direito nenhum a greve e a reivindicar direitos, que só foram conquistados mais tarde, eram submetidos a 18 horas de trabalho, sendo um regime de servidão.

  1. E depois da Revolução Industrial como ficou, o que mudou? Qual foi o papel da máquina nesta transformação?

Em 100 anos a nação se transformou e houveram fortes mudanças no modo de vida dos cidadãos ingleses. Aldeias tornaram-se vilas, vilas ornaram-se cidades e a manufatura foi substituída pela atividade industrial. As mais importantes máquinas industriais foram a máquina de fiação, o tear mecânico e o motor a vapor. No início as mudanças e modernizações traziam suspeitas e inseguranças por parte dos trabalhadores que temiam por seus empregos e mal interpretavam as invenções, no entanto, o progresso era inevitável. O motor à vapor foi o maior responsável pela Revolução, era uma força barata que podia dar movimento à todos os tipos de máquina, os métodos de aperfeiçoamento do ferro e do aço também contribuíram com a Revolução de forma significativa. A dura verdade é que a sonhada economia inglesa sustentava-se na exploração da mão de obra e na miséria do proletariado, acabado assim com o bom relacionamento que um dia existiu entre mestre tecelão e trabalhador. Ocorreram então revoltas por descontentamento com o estado vigente. A reforma começou com a proibição do trabalho de mulheres e crianças em minas de carvão e depois a diminuição da carga horária de mulheres e crianças para uma jornada de no máximo 10 horas, além disso os sindicatos ganharam proteção legal, agora os trabalhadores tinham permissão para se reunir com seus companheiros para reivindicar melhores condições. A produtividade cresceu muito com o advento das máquinas implementando a divisão do trabalho, cada operário executava apenas uma operação repetindo-a várias vezes, reduzindo o tempo de fabricação. As horas de trabalho foram diminuídas, os salários aumentaram e os preços dos produtos diminuíram. A Revolução Industrial se espalhou então pelo restante doo mundo levando seus benefícios, mas também seus problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com