TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SABEDORIA DOS MODERNOS

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Programa de graduação em Direito

A SABEDORIA DOS MODERNOS

dez questões para o nosso tempo

A SABEDORIA DOS MODERNOS

dez questões para o nosso tempo

                                                                      Trabalho apresentado ao programa

                                                                         de graduação em Direito na Pontifícia

               Universidade Católica de Minas Gerais

                                                     Orientador: Enrique Porta

Belo Horizonte

1- O que Luc Ferry entende por ‘’ materialismo’’?

            Luc Ferry designa o materialismo como a posição que consiste em postular que a vida do espírito é ao mesmo tempo produzida e determinada pela matéria, qualquer que seja a acepção em que a consideremos.

            O materialismo tende por natureza ‘’ saber mais ‘’ do que o vulgo, porque se dedica a uma verdadeira genealogia daquilo que aparece, por conseguinte, como ingenuidades nossas.

                       A sua estrutura vem melhor do que nunca, pois elegeu domicílio na neurobiologia. Tem recebido nos últimos vinte anos um novo impulso, ligado aos formidáveis progressos da genética.

             Possuem quatro objeções:

  • A objeção moral –  É a capacidade que  um materialismo radial e corente possui de subestimar suas próprias consequências em matéria da moral;
  • A dissolução do eu ou a ‘’ contradição performativa’’ -  O materialista deve esquecer sua própria posição, sua atividade de reflexiva, filosófica, a qual tem pretensão a verdade;
  • ‘’O Círculo hermenêutico ‘’ –  É impossível fundar a possibilidade do conhecimento cientifico em um conhecimento cientifico. Se todo o conhecimento depende do meu cérebro, então também é ele, meu cérebro que conhece a si mesmo;
  •  A não-falsificabilidade do materialismo  - Sua intenção é concretizar que somos determinados, mesmo de maneira complexa e interativa, por todos os aspectos naturais e culturais.

2- O que Andre Conte Sponville define por ‘’materialismo’’?

                      Para Conte, a palavra é tomada por dois sentidos: No âmbito trivial, é não ter ideias: é viver apenas para os prazeres corporais, é só se interessar pelo dinheiro e pelos bens maturais; No sentido filosófico, o materialismo é antes de mais nada uma ontologia ou uma concepção do mundo, ser materialista é pensar não existe nem mundo inteligível, nem Deus transcendente, nem alma imaterial.

                      Possui consequências existenciais, ser materialista é pensar sob o horizonte da morte, é pensar que toda vida não passa de um efeito, necessariamente frágil e provisório, de matéria não vida. Também tem consequências lógicas, que credito dar ao que o cérebro pensa se só e credito graças a ele . E por fim possui consequências no campo da filosofia política e moral, se tudo é matéria ou produto da matéria, não há valores absolutos.

                      Todo o materialismo se quiser ser coerente, deve aceitar uma parte de relativismo: o bem absoluto, do mesmo modo que a verdade absoluta, não está ao alcance de um cérebro ou de uma sociedade humana. Nada proíbe pensar que valores relativos a esta ou aquela sociedade possam se tornar, e se tornam cada vez mais, relativos a humanidade em seu conjunto. Assim, a moral pode ser ao mesmo tempo relativa e universalizável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com