TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA GERAL

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Os gregos definiam filosofia como conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade. A filosofia passa a surgir quando se há questionamentos, quando passaram a buscar os porquês, por sempre estarem buscando as respostas e a razão das teorias, os acontecimentos e as ações humanas, por questionarem se que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

Completamente dentro da racionalidade, a filosofia oferece respostas conclusivas e reflexivas para nos dar a arte dos questionamentos, das reflexões, sempre nos submetendo as análises, as críticas e discussões.

Para desvendar a mitologia, a filosofia nasce procurando o porquê dos fenômenos naturais, favorecendo as condições históricas ocorridas na época, primeiramente a de viagens marítimas, a mitologia empregava que os mares eram habitados por monstros, assim descobriram que não era nada do que estava suposto, mas sim que era habitado por outros seres.

Invenção da escrita alfabética, melhorando o meio de capacitação de um para com o outro, passaram a empregar diferentes formas de escrita.

Invenção da moeda, assim era uma forma de realizar suas trocas com meio de um pagamento e não mais troca por outras mercadorias ou até mesmo de favores.

A invenção do calendário: Aprenderam a calcular o tempo das estações do ano, principalmente passaram a entender que o tempo sofria mudanças naturais e não forças divinas

Invenção da política: Criaram um espaço para discutir e transmitir suas ideias, assim determinavam quem as colocariam em prática representando a sociedade.

Utilizando a natureza como principal fonte de estudo, os filósofos estudavam a origem do universo, como sempre usando a razão como principal base. Como já pregava Tales de Mileto, a origem de todas as coisas estava na água, quando fervida, seria vapor, ao se resfriar, voltaria para seu estado líquido, e quando densa, se transformaria em terra, e assim por diante.

O cosmo dentro da filosofia é essencial pelo fato de ser entendido como ordem aos princípios racionais. Assim é a racionalização dos fatos, tornando tudo compreensível, então pressupomos que é uma correspondência entre a razão humana e a racionalidade do real, formando um conjunto ao termo “Logos”, que pode ser definido como pensamento, razão, fala, conceito, discurso e até mesmo conhecimento.

Interpretamos um caráter crítico na filosofia como fenomenais, simplesmente pela frequência que se volta sobre si, pelos questionamentos, até mesmo pelo: “Qual é o meu nome?” “Quem sou eu?” “De onde venho?” “Para onde vou?”

A realidade pode ser totalmente abarcada em princípios racionais? Como faremos para alcançar melhor caminho para se chegar, ele existe? O que fundamenta nossos princípios? O que significa a verdade, a razão o que é ciência?

Será que discutimos as razões em defesa de algo? O questionamento é crítico e para sermos essencialmente filosóficos, exige clareza, racionalidade e prontidão para a sempre estarmos de cara com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com