TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sereníssima República

Por:   •  17/9/2020  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                          A alegoria das aranhas

        O regime social é um tema muito discutido na sociedade contemporânea. Isso deve ser abordado de maneira construtiva, uma vez que o desenvolvimento pleno da sociedade depende do bem-estar de todos. Perante isso, dois aspectos fazem-se relevantes: a construção de um Estado e as interpretações das leis, ou seja, a hermenêutica.

        Na obra literária de Machado de Assis, podemos entender que em determinado momento há uma série de observações a certa dos insetos e de como eles viviam, um exemplo é de como as formigas constituíam suas propriedades, tomando terras, podemos inclusive comparar com o que conhecemos no direito civil como usucapião. Logo, houve então, a exposição da grande descoberta que seria a comunicação das aranhas, e como foi criado um Estado para que as mesmas vivessem em harmonia. Isso elevou as aspirações da vida em conjunto, o que explica Durkheim em sua teoria dos fatos sociais. A sociedade foi aprimorada e com isso dividida em partidos, o que está interligado ao que vivemos na atualidade, brigas constantes entre direita e esquerda.  A obra é uma crítica à sociedade, a ciência e ao processo eleitoral, mais uma vez a representação se torna realidade, em meio a tempos difíceis temos uma sociedade dividida, a ciência questionada e um processo eleitoral corrupto.

        Para a construção de uma República faz-se necessária a criação de leis, que muitas vezes são claras, todavia interpretadas erroneamente, como no caso do julgamento do STF acerca do entendimento dos presos em segunda instância. Na obra, em meio a uma disputa eleitoral podemos perceber a mesma interpretação precipitada, quando o nome de um candidato falta uma letra e é chamado um perito para apurar o caso, que acaba fazendo com que o outro candidato vença a eleição. Isso é uma abordagem clara que mostra como a sociedade se corrompe quando há poder, a corrupção se torna meio favorável para chegar ao topo. É verissímil como o discurso é importante, aquele que aprendeu a linguagem das aranhas se torna dominante, como traz no livro “A sedução no discurso”.

        Concluímos que a corrupção deve ser solucionada, para que a sociedade possa desenvolver-se como um todo e viver em harmonia. Para isso, as leis devem ser claras e justas, de forma a alcançar a equidade e proporcionar não apenas eleições justas, mas sim, uma vida justa, no que tange os Direitos Humanos e as garantias fundamentais. Não existe um sistema de governo perfeito, todavia a República é a que mais se aproxima disso, os direitos e as liberdades devem ser respeitados para que assim, o próprio meio aprimore-se, em prol do bem coletivo. Com isso seremos capazes de viver bem em sociedade, em busca do desenvolvimento em conjunto e o equilíbrio dos poderes.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com