TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistematização Ética

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

                                          [pic 1]

                 Sistematização- Curso de Ética, Cidadania e Realidade Brasileira

                                             Adriane Zambonato

                         Marcos Vinícius Nunes Guimarães- 21902836

Dada a sociedade em que vivemos, a ética perde a sua importância a medida em que a sociedade se torna mais materialista. Se aquilo que é valorizado passa a ser apenas as relações de poder e os interesses pessoais, ética se torna apenas uma maquiagem para se promover no meio social. A virtude se transformou em um acessório, usado apenas quando for conveniente e quando favorecer aquilo que me seja útil.

É muito fácil observar políticos pedindo mais ética, mais respeito, acusar alguém de não ter valores e de ser antiético, mas é extremamente difícil olhar eles realizando uma conduta solidária. Diversos falam que os privilégios fornecidos pelo Estado são prejudiciais à sociedade, mas eles que reclamam não estão dispostos a sacrificar os próprios auxílios, não abrem mão de seu salário generoso, usam toda a verba disponível para se promover eleitoralmente, não dispensam o motorista particular quando possuem o próprio carro e utilizam o auxílio moradia mesmo tendo outra residência fixa. Os políticos que se dizem lutar a favor de pessoas com menos poder aquisitivo e contra o enriquecimento indevido, por uma questão mínima de coerência e ética, deveriam por obrigação dispensar as regalias exageradas que recebem.

Em janeiro de 2018, o juiz Marcelo Bretas entrou com um pedido para receber o auxílio moradia e tal fato gerou enorme repercussão. O detalhe dessa história é que o juiz é casado com uma juíza, que já recebe auxílio moradia, e eles dividem a mesma residência. O pedido foi qualificado como procedente e o juiz obteve o direito à auxilio moradia, nas suas redes sociais o juiz se defendeu das críticas com os comentários: “Sempre que penso ter direito à algo eu vou a justiça e peço”.

Isso é um exemplo muito claro sobre um fenômeno muito comum na nossa sociedade. Acreditam que pelo fato de alguma coisa estar prevista em lei, ela obrigatoriamente não pode ser errada, ser incorreta. Receber auxílio moradia sendo enquanto divide a casa com outra pessoa que também recebe auxílio moradia não é ilegal, mas não é moral e nem ético. É de pensar que um auxílio moradia já seja suficiente para a manutenção de uma residência, então um 2º auxílio moradia seria desnecessário para cumprir o seu proposito inicial e passaria a ser um mero produto de um capricho individual.

Praticamente todos os brasileiros reclamam da corrupção na política, mas a maioria deles também praticam atos antiéticos, as chamadas “pequenas corrupções”. Acreditam que por se tratar de um mal pequeno ele deixaria de ser um mal. Antes de se abrir a boca para reclamar da conduta dos representantes é preciso ter ética na vida pessoal. Jesus já tinha feito uma observação muito importante sobre isso: “Antes de olhar a trave no olho do teu irmão, retira primeiro a poeira do teu” (BÍBLIA, Mt. 7. 3-5).

Referencias

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-01/juiz-bretas-usa-twitter-para-justificar-auxilio-moradia-para-ele-e-esposa

BÍBLIA, N.T, São Matheus, Bíblia Sagrada Católica, Versão de Salve Rainha. São Paulo, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com