TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

SINDROME DE DOWN

A Professora Roberta Galasso, da Associação de Assistência à Criança Deficiente ( AACD), contribuiu de maneira significativa para elucidação sobre o trabalho com crianças com necessidades intelectuais( D.M = Deficiente Mental, segundo os estudos da referida autora, John Langdon Down (1866) Primeiro pesquisador a descrever sobre a Síndrome de Down.

     A Síndrome de Down é considerada como deficiência intelectual.

     A criança com Síndrome de Down acaba sendo isolada do meio em que vive por ser considerada como inútil, sem potencial.

     Ao mesmo tempo a criança com Down acaba sendo bombardeada de atividades e compromissos que supostamente irão beneficiar seu desenvolvimento, dando a família uma certa esperança que possa vir a ser útil um dia.

DEFINIÇÃO

Deficiência Intelectual: Nome dado à caracterização dos problemas que ocorrem no cérebro e leva um baixo rendimento cognitivo.

     A criança com Deficiência Intelectual tem as funções intelectuais situadas abaixo dos padrões considerados “normais” para sua idade, e portanto podem apresentar dificuldades no desenvolvimento e comportamento adaptativo.    

Nas décadas de 50, 60 e 70 o termo utilizado para designar pessoas com Deficiência Intelectual era: Excepcionais.

     Em 80 e 90, o termo Excepcionais passou a referir-se tanto as pessoas com inteligência múltiplas acima da média (super-dotadas, gênios), quanto as pessoas com inteligência lógico-matemática abaixo da média (deficiente intelectual), daí surgindo os termos Excepcionais positivos e/ou negativos (de raríssimo uso).

    

1992 surge uma nova classificação da Deficiência Intelectual (publicada pela Associação Americana de Deficiência Mental) que vê a deficiência intelectual não mais como um traço absoluto da pessoa que a tem , mas sim como um atributo que interage com seu meio físico e humano, que deve-se adaptar as necessidades especiais desta pessoa.

     As pessoas com necessidades especiais necessitam de atendimento multi profissional afim de minimizar os problemas decorrentes da Deficiência.

Avaliação de Desenvolvimento e Avaliação Precoce: Técnica exercida por diversos profissionais para identificar precocemente lesões e intervir (na deficiência).

     SÃO FATORES APONTADOS COMO SUPOSTOS CAUSADORES DA DEFICIÊNCIA

     Pré-natais: Incidem desde a concepção do bebe até o inicio do trabalho de parto, Exemplos: Sífilis, rubéola, toxoplasmose na mãe.

     Perinatais: Do inicio do trabalho de parto até os 30 dias de vida do bebe, Exemplos: traumas de parto e oxigenação cerebral suficiente.

Pós-natais: atuam dos 30 dias de vida do bebe até o final da adolescência, Exemplo: Desnutrição, desidratação grave e sarampo.

     PAC: Perfil de Avaliação da Competência

     Instrumento de avaliação da deficiência intelectual a ser utilizado por professores para medir o desempenho, a partir da adaptação e necessidade de intervenção de outros profissionais. Abrange uma investigação de:

      Cuidado pessoal – hábitos a mesa, locomoção, higiene e vestuário.

      Comunicação – linguagem falada e escrita, atividade numérica, conceitos básicos (usa advérbios, discrimina diferenças e igualdades).

      Socialização – atividades domésticas, recreativas, comportamento em sala de aula e sexualidade.

 

      Ocupação – agilidade, destreza, concentração, responsabilidade (capacidade de cumprir ordens).

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS

No Deficiente Intelectual, o processo de aprendizagem é diferente em função das próprias características.

     Alguns educadores que atuam no ensino regular declaram suas preocupações como fracasso escolar e com a democratização do acesso a todos à escola e dificilmente usam a expressão educação inclusiva como paradigma das mudanças necessárias, talvez porque a idéia de inclusão esta atrelado ao aluno “problemático”, aos quais a maioria dos professores opõe resistência por considerá-los como alunado de outro subsistema, cuja competência é dos especialistas em alunos deficientes.

Quando uma professora diz ter apenas um aluno “diferente” na turma, da a entender que os demais são iguais. Isso não é verdade, pois os seres humanos são infinitamente distintos entre si.

     A escola inclusiva tem relação com ambientes que legitimam a diversidade humana e não apenas toleram ou respeitam apenas.

PALAVRAS CHAVES

EQUIDADE – FLEXIBILIZAÇÃO – CRIATIVIDADE

     As barreiras educacionais não existem apenas porque o sujeito tem necessidades especiais, mas decorrem das expectativas do grupo em relação as suas possibilidades.

     Caberá ao professor examinar sua prática pedagógica, objetivando identificar obstáculos que impeçam a aprendizagem, esse é o desafio de todos nós educadores, que até então olhávamos apenas pela ótica das características das condições orgânicas e psicológicas.

     Não se trata de excluir esse lado da questão como se estivéssemos negando a importância do desenvolvimento orgânico e psicológico do aluno.

Os professores deverão enfrentar os desafios, superando-os com criatividade e iniciativa para adequação dessas atividades. É importante conhecer os interesses dos seus alunos, pois a criatividade somada a sua convicção de que a aprendizagem é possível para todos “dentro dos limites”e que ninguém pode estabelecer limite para o outro.

A flexibilização escolar é outro fator que contribuirá para a prática educativa, traduz-se pela capacidade do professor de mobilizar planos e atividades na medida que as reações dos alunos vão oferecendo pistas.

     LAGARTA.

     A eficácia da aprendizagem irá depender também do desenvolvimento das estratégias (com o o professor conduzirá as atividades).

      Trabalhos em grupo, favorece a troca de experiência;

 

FATORES PRIMORDIAIS PARA QUE OCORRA UM APRENDIZADO

      Gestores;

       Educadores;

       Família;

       Comunidade;

       Alunos;

       Parcerias;

       Projeto político pedagógico pensado para esse sujeito.

Fundamentada em caso específico de observação....

 

O material didático e conteúdo utilizado é igual de uma escola regular, o que difere um do outro são as adaptações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com