TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Direito

Por:   •  4/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

TURMA UEFS/PRONERA (TURMA ELIZABETE TEIXEIRA)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA O TEMPO COMUNIDADE

DISCIPLINA: TEORIA DO DIREITO I

Profº Cloves Araújo

1

Fazer uma breve avaliação (uma página) do componente curricular Teoria do Direito I, considerando o conteúdo, metodologia e outros aspectos que entender relevantes.

Aproveite a oportunidade (no mesmo texto) para fazer uma auto-avaliação, considerando sobretudo o seu desempenho nesta disciplina durante do Tempo Escola, atribuindo uma nota de zero a dez para a avaliação escrita e para o seminário. Seja coerente, pois estas notas serão confrontadas com aquelas atribuídas pelo professor e que podem ser confirmadas ou não.  

Prazo: 23/05/2013

Enviar para o e-mail cloves8@yahoo.com.brou para o e-mail da turma, caso se sinta à vontade.

Atenção!!! Esta atividade é individual e está sendo recomendada neste formato porque não tivemos tempo para fazê-la no último dia de aula do Tempo Escola.

 

2

Leitura e resumo individual da seguinte referência:  OST, François.Contar a lei: as fontes do imaginário jurídico. Editora Unisinos.

Prazo: Os resumos devem ser enviados por e-mail até o dia 15/07/2013.

3

No retorno do Tempo Comunidade, apresentar o conteúdo do livro indicado na forma de seminários, devendo cada NB ficar responsável por um capítulo, da seguinte forma:

NB Elizabete Teixeira: Prólogo e capítulo I

NB Antônio Conselheiro: capítulo II

NB Eugênio Lyra:  capítulo III

NB Francisco Julião: capítulo IV

NB (sem nome): capítulo V

Data das apresentações dos seminários: 12/08/2013

Tempo para cada NB: 40 minutos.

4

Fazer um diagnostico dos principais problemas coletivos de sua comunidade/município/região.  Sinta-se à vontade para escolher a escala, mas não deixe de informar a abrangência do seu diagnostico.  

5

Partindo da realidade diagnosticada, e com a atenção voltada para o eixo temático “DIREITO E RELAÇÕES DE PODER: Conhecimento, Sociedade e Estado”, identifique um tema/problema para a sua reflexão.

Partindo da existência objetiva da realidade estudada, busque responder se é possível conhecê-la  cientificamente e qual a diferença do caminho apontado pelo empirismo e pela crítica dialética para responder a essa questão.

 

6

Revisite as noções de espaço-tempo social, suas características e considerações epistemológicas sobre a matéria social objeto de estudo no Tempo Escola e elabore um relatório, apontando as dimensões sociais, políticas, jurídicas e econômicas que envolvem o tema/problema identificado, bem como os encontros e desencontros entre a problemática e as correntes do pensamento científico e jurídico.

Atenção!!! As atividades enumeradas de 4 a 6 podem ser realizadas em equipe ou individualmente.  

O livro de Agostinho Ramalho pode apontar pistas para a elaboração do trabalho, sobretudo os capítulos II e III e a parte final do capítulo IV, nos tópicos sobre o objeto e o método da ciência do direito. Aproveitem também as demais referências indicadas, inclusive pelos outros professores, sobretudo o passo a passo da elaboração do trabalho científico.

Prazo para enviar os relatórios por e-mail: 30/07/2013.

Data de apresentação dos relatórios: 16/08/2013.

ATENÇÃO!

Os estudantes LIVIA e VINÍCIUS, além das atividades supramencionadas (enumeradas de 1 a 6), devem fazer um resumo da seguinte referência: MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A ciência do Direito: conceito, objeto e método. Rio de Janeiro. Renovar.

Prazo para enviar o resumo por e-mail: 30/07/2013

Avaliação escrita segunda chamada: 14/08/2013  

Os estudantes Raione e Cleber Folgado, considerando que precisaram viajar antes da apresentação do último seminário, farão um fichamento da seguinte referência: WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. São Paulo. Saraiva.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com