TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Retorno Instituto no Direito Internacional Privado na Aplicação das Normas Jurídicas de Outro Estado

Por:   •  29/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria do retorno é um instituto pelo qual o direito internacional privado de um estado determina aplicação das normas jurídicas de outro estado.É a substituição da lei nacional pela estrangeira ,desprezando o elemento de conexão brasileiro. É utilizado sempre que ocorrer problemas nas interpretações de ordem internacional, é  um meio de conflitos.

        O reenvio ou retorno é uma interpretação que desqualifica a norma material da conexão e aplica o direito internacional estrangeiro para se chegar a uma nova norma material. O instituto do retorno tem previsão sendo cabível quanto as normas brasileiras desde aplicada por magistrado de outro pais.

        Nesse sentindo de acordo com o artigo 16 da lei de introdução as normas de direito brasileiro, proíbe o juiz nacional de aplicar o retorno,cabendo apenas ao direito internacional privado determinar a norma cabível,ficando a cargo dos tribunais ou juízes estrangeiros a aplicação do reenvio.

        A teoria do retorno passa a ser indispensável ao funcionamento do direito internacional privado, conduz a determinação da lei aplicável de uma forma ampla e atenta. É um método que viabiliza a aplicação da lei que seja adequada a tutelar com efetividade as expectativas dos interessados.

De inicio cabe esclarecer que o retorno é um meio de resolução de conflito de grande importância no âmbito internacional, priorizando resolver as controvérsias conforme a melhor aplicação jurídica, levando em conta os princípios e costumes de cada país, se faz necessário quando houver duvida em relação as normas a serem aplicadas. 

O problema do Reenvio é porque a ordem jurídica inicialmente designada, diz-se incompetente e devolve a questão para o juiz do país X. A solução neste caso, é a de que o juiz do país X  aceite o reenvio e aplique seu próprio direito material na solução do conflito. 

O processo de reenvio trata se de uma conexão entre as jurisdições internacionais para facilitar a busca da interpretação da melhor lei a ser aplicada em um caso concreto. Analisando desta forma a lei estrangeira conclui-se que a questão deve ser remetida ao juízo inicial ou até mesmo a um terceiro país estrangeiro nascendo assim o reenvio.

O reenvio é a indicação de um caso, pelas normas de um país a que se transmitiu a competência para resolvê-lo, a um terceiro ordenamento (reenvio de 2º grau) ou ao Estado originário (reenvio de 1º grau).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com