TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIÃO ESTÁVEL

Por:   •  16/2/2019  •  Resenha  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

UNIÃO ESTÁVEL

Regulamentação deste instituto, requisitos para sua constituição, deveres e direitos dos companheiros, regime de bens, sucessão hereditária e conversão de união estável em casamento.

União estável, segundo o artigo 1.723 do Código Civil, é aquela que se constitui pela convivência pública, contínua e duradoura entre o homem e a mulher, como entidade familiar, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Antes do surgimento da classificação da união estável, a união entre o homem e a mulher que não por meio do casamento era chamada de concubinato. Este modo de convivência recebia uma série de restrições propostas pelo Código Civil de 1916 como, por exemplo, a proibição da doação testamentária do homem casado à concubina ou a inclusão desta como beneficiária de seu seguro de vida.

Com o passar dos anos, essas restrições foram se flexibilizando pelas leis previdenciárias a ponto de só serem aplicadas as restrições nos casos de concubinato adulterino, isto é, quando o homem vivia com a esposa e simultaneamente mantinha a concubina. Se, no entanto, estivesse este homem separado de fato de sua esposa, deixariam de ser impostas estas restrições e, assim, a mulher passava a ser chamada de companheira.

Diferenciava-se, antes de disciplinada a união estável em nosso Código Civil, o concubinato impuro do concubinato puro. O primeiro expressava o concubinato adulterino, pois envolvia uma pessoa casada em ligação amorosa com terceiro e, desta forma, ficava caracterizado mais de uma união de fato. E o segundo era classificado como companheirismo, posto que decorria de uma união duradoura entre pessoas de sexos opostos, como marido e mulher, sendo que nenhuma das partes apresentava impedimentos matrimoniais.

Hoje a expressão concubinato só é utilizada para designar o ocorrido no concubinato impuro, ou seja, configura-se com a relação amorosa entre pessoas casadas que infringem o dever de fidelidade. Estabelece o artigo 1.727 do CC que "as relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato".

Embora o artigo 1.727 do CC assim determine, importante entender que nem todo impedido de casar será concubino. A pessoa separada de fato, embora não possa se casar, pode estabelecer uma união estável que deverá ser declarada para os fins judiciais. Prevê o § 1° do artigo 1.723 que "a união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente".

Por sua vez, a fim de harmonizar o assunto, a Constituição Federal, em seu artigo 226, § 3° disciplinou que "para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento". A união estável será considerada desde que esta não tenha cessado antes de ser a matéria regulada pelo Código Civil.

Requisitos para a configuração da união estável

A ausência do formalismo é uma das características da união estável, mas assim como é favorável para sua constituição, por não torná-la dependente de qualquer solenidade, é desfavorável, pois oferece dificuldade de prova para sua dissolução, posto que falta o documento que tenha constituído a entidade familiar. Por isso seria melhor aos companheiros, embora a lei não exija, que se formalizasse a constituição da união estável por meio de um contrato escrito de convivência entre as partes e que estabelecesse ainda o regime de bens a ser adotado.

Para a constituição da união estável exige-se a configuração de alguns pressupostos ou requisitos, que serão desdobrados em subjetivos e objetivos. São requisitos subjetivos: convivência more uxorio, ou seja, como marido e mulher; e ânimo de constituir família. Por sua vez, são requisitos objetivos: diversidade de sexos; notoriedade; estabilidade ou duração prolongada; continuidade; inexistência de impedimentos matrimoniais; e relação monogâmica.

A convivência more uxorio figura como uma das principais características da união estável. Para ficar caracterizada a união estável é necessário que haja aparência de casamento, mesmo que os companheiros não mantenham vida comum sob o mesmo teto. A Súmula 382 do Supremo Tribunal Federal declara que não é indispensável à caracterização do companheirismo a coabitação. Esta Súmula, por sua vez, causa discórdia entre os julgados, pois determina em seu teor que "a vida em comum sob o mesmo teto, more uxorio, não é indispensável à caracterização do concubinato" e, por isso, há quem afirme que não trata da união estável em si. O posicionamento do STF, por enquanto, tem sido no sentido de que mesmo para a união estável não se exige a coabitação.

O artigo 1.723 do CC determina que a convivência deve ser pública, contínua e duradoura. Desta forma, com a expressão pública caracteriza-se a notoriedade, pois interpreta-se que a união não pode permanecer em sigilo, desconhecida do meio social. Ao dizer que deve ser duradoura, configura o requisito da estabilidade ou duração prolongada. Importante destacar que a lei não prevê um tempo mínimo para a duração desta união, devendo o juiz, no caso concreto, verificar se a união perdura por tempo suficiente. E, por fim, este artigo ao dispor que deve ser contínua, configura o requisito da continuidade, ou seja, não deve haver interrupções.

Relação monogâmica, já diz por si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com