TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A adolescência é uma época de oportunidades e de riscos

Resenha: A adolescência é uma época de oportunidades e de riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  1.212 Visualizações

Página 1 de 2

A adolescência é uma época de oportunidades e de riscos. Os adolescentes estão no limiar do amor, da vida profissional e da participação na sociedade adulta. Mas a adolescência

também é uma época em que alguns jovens comportam-se de maneiras que excluem opções e

limitam suas possibilidades.(DIANE E. Papaia,2006).

Segundo Erikson, os adolescentes não formam sua identidade tomando outras

pessoas como modelo, como fazem as crianças mais jovens, e sim modificando e sintetizando identificações anteriores para formar "uma nova estrutura psicológica, maior

do que a soma de suas partes"(Kroger, 1993, p. 3).

Duas grandes preocupações em relação à atividade sexual de adolescentes são os riscos

de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - doenças transmitidas por

contato sexual - e de gravidez. A melhor garantia para adolescentes sexualmente ativos é o uso regular de preservativos, os quais oferecem alguma proteção contra DSTs e contra a gravidez. (AAP Committee onAdolescence, 1999; Kroger, 1993; ver Tabela 12-4).

No filme June, conta a história de uma adolescente de 16 anos que vive todos os conflitos, ansiedades,desejos comuns para sua fase.

Já possui uma vida sexual ativa, mas não faz uso de nenhum método contraceptivo , sem cuidados engravida, fica confusa sem saber que decisão tomar, conversa com uma amiga e conta para seu parceiro, sem apoio, decide fazer um aborto.

Ao chegar na clinica tem duvidas fica pensativa, e decide não fazer o aborto. Decide então ter o bebê e dar para adoção. Começa então um drama para encontrar um casal que possa ficar com o bebê.

Enquanto a barriga cresce vive o conflito das escolhas, vida pessoal, afetiva, estudos, tenta conciliar tudo isso em busca da sua verdadeira identidade.

Quando percebe que os pais perfeitos não são tão perfeitos assim entra novamente em crise se desespera se refaz e busca o equilíbrio.

Faz as passes com seu namorado, que passa a acompanhar sua gestação de perto, ao ter o bebê chega o momento da separação.

June decide não ver o bebê para não fazer mais vínculos. Depois tenta voltar a sua vida, mas claro que está experiência deixa cicatrizes irreparáveis como coloca o escritor Elkind uma colcha de retalhos que muitas vezes se rompe antes mesmo de chegar a vida adulta.

Referências: Livro Diane E. Papalia, Desenvolvimento Humano.

Relato do filme June.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com