TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia: Pirataria de Filmes (Riscos e Oportunidades)

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

.........................................................................................................................................................

GESTÃO DE PROJETOS – RISCOS E OPORTUNIDADES

ALEX PAULO DECICINO – RA: 311572011

estudo de caso – RISCOS E OPORTUNIDADES

.........................................................................................................................................................

Guarulhos

2015


ALEX PAULO DECICINO

estudo de caso - RISCOS E OPORTUNIDADES

Trabalho apresentado ao Curso [Gestão de projetos] da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Riscos e Oportunidades].

Prof. [Rodrigo Schimidt Miranda]

Guarulhos

2015


Pirataria de Filmes:

O Problema

Gerações de cinélilos foram para o cinema apreciar as estréias de filmes. Eles aceitavam a idéia de pagar para assistir aos filmes. Mas a pirataria de filmes, que tem sido significativamente acelerada pela tecnologia da informação, esta desafiando essa noção.

Agora, os piratas de filme levam os últimos lançamentos do cinema para um computador conectado à lnternet perto de você.

Durante anos, estúdios de filmes sofreram pequenas perdas por causa de uma sofisticada pirataria (roubo de conteúdo digital) praticada por pessoas duplicando videoteipes e DVDs.

A necessidade de produzir e distribuir mídia física apresentou várias dificuldades técnicas e logísticas para piratas de filme, que limitavam o escopo de suas operações. Assim, os estúdios de filmes ignoraram amplamente essas atividades. Quando o Napster.com e outros sites começaram a utilizara Web e as tecnologias de compartilhamento de arquivos (peer-to-peer) para compartilhar música pirateada. Os produtores de filmes se sentiam razoavelmente imunes a essa tendência. Afinal, levaria mais de uma semana para baixar um filme de 5 gigabytes de qualidade DVD utilizando um modem de 56 kilobits por segundo.

Alguns indivíduos argumentam que a pirataria não dar prejuízos aos estúdios de filmes, mas em vez disso, disponibiliza filmes para pessoas que, de outro modo, não poderiam apreciá-los. A tecnologia da informação que permite pirataria de filmes levanta várias questões significativas, com direitos de propriedade intelectual, uso legal e o papel do governo na regulamentação dessas questões. Além disso, a tecnologia da informação facilita mais do que nunca cruzar fronteiras nacionais. Adicionando implicações internacionais à questão da pirataria de filmes.

 


A Solução:

Para lidar com a pirataria de filmes, executivos de estúdios de cinema atacaram vários aspectos do problema simultaneamente.

Primeiro, as empresas de mídia tentaram modelar a opinião pública de uma maneira a desencorajar a pirataria de filmes. Por exemplo, para despertar a consciência pública da questão, os produtores de cinema lançaram uma campanha publicitária com o lema

“Movies They're worth it.”(“Filmes. Eles valem seu preço.”)

Segundo, a indústria cinematográfica realizou várias atividades que dificultavam a cópia e a distribuição de filmes pirateados sem ser notada. Por exemplo, a segurança física aprimorada em cinemas, que pode incluir o uso de detectores de metal e pesquisa física de dispositivos de cópia, ajuda a indústria cinematográfica a deter a pirataria em “sneak previews” e pré-estréias de filmes (Ripley, 2004). A tecnologia desempenha uma parte importante nesse processo.

Os resultados Hollywood obtiveram várias vitórias famosas em sua luta contra a pirataria de filmes da Internet em 2005 e 2006.

A organização comercial da indústria de filmes,a Motion Picture Association of America (MPAA), processou centena de pessoas por baixar e comercializar ilegalmente filmes online. Os Departamentos de Justiça e de Segurança Nacional dos Estados Unidos fecharam o Elite Torrents, um site popular que distribuía cópias do filme Guerras nas Estrelas: Episódio lll - A Vingança dos Siths antes de o filme estrear oficialmente. Até Bram Cohen, criador da Bit- Torrent (um programa de compartilhamento de arquivos peer'-to -peer responsável, segundo estimativas, por 65% dos downloads ilegais do filme em 2005), concordou em cortar links de conteúdo pirateado da MPAA no seu site (Leung, 2006).

Mesmo assim o problema parece estar piorando. De acordo com a empresa de pesquisas informa, sediada em Londres, os downloads ilegais de filmes custaram à indústria US$ 985 milhões, em 2005, um aumento significativo em relação aos US$ 680 milhões, em 2004. E provável que o crescente acesso abanda larga tenha desempenhado um papel importante, uma vez que velocidades de lnternet mais altas tornaram mais rápidos os downloads de grandes arquivos de filme.

Executivos da indústria cinematográfica sabem que a repressão é apenas parte da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com