TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do iuris canoni

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 6

A formação do Corpus Iuris Canonici

O corpos de Leis Canônicas, conhecido propriamente dito como Iuris Canonici, é um conjunto ordenado das normas jurídicas do direito canónico que regulam a organização da Igreja Católica Romana, a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos (fases) e sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas.

        Lopes (2011) afirma que para Gregório VII, o poder de legislar e criar novas leis estaria relacionado com a necessidade do passar do tempo, com isso levando uma ampliação de novos cânones (instrumentos, medidas). No entanto essas medidas deveriam estar encaixadas com a tradição da Igreja, sendo só ele (Papa), deveria realizar a interpretação autentica da norma.

        Nesse paradigma, deve-se lembrar que no período medieval, a jurisdição era mais do que uma função do judiciário, tal como concebida hoje. “A justiça não era apenas uma das atividades do poder. Ela era a primeira, senão a única atividade do poder”. HESPANHA (apud, Lopes, 2011, pág.78). A justiça limitada o poder, tanto pela tradição quanto pelos costumes, de modo que esta daria o devido de cada um. Por isso que a atividade do legislativo não se separava totalmente da atividade do judiciário. Desse modo atos ligados a um determinado caso já se tornava um precedente vinculante e normativos gerais.

        Esse problema de hermenêutica (interpretação), demonstrou a primazia, sobre a vido do direito, pois cabia ao cristianismo decisões que seguiam tradição anterior. Havia uma ligação entre o direito e a teologia, sendo por isso o direito considerado uma disciplina intelectual.

        Como apresenta Kelsen,

o homem pode ter inclinações ou interesses que mutualmente se contradizem. A sua conduta efetiva depende de qual seja a inclinação mais intensa, de qual seja o interesse mais forte. Nenhuma ordem social pode precludir as inclinações dos homens, os seus interesses egoísticos, como motivos das suas ações e omissões. (MACHADO, 2009, p.69, tradução do autor).

Portando, a igreja nesta época aplicava aquilo que na tradição lhe parecia normativo, conforme os seus interesses. Havia uma enorme massa de cânones disciplinando a vida cristã institucional. Conforme dita o Código Canônico (Braga, 2007) em seu artigo 6º, § 2 “§ 2. Os cânones deste Código, na medida em que reproduzem o direito antigo, devem entender-se tendo em consideração também a tradição canónica”. Esta, seguindo os moldes e passos da Igreja.

        Com o passar do tempo, por volta de 1140, foram redigidos resumos de toda lei, por Graciano, tentando reduzir a pluralidade da influência Cristã ante o direito. Foi então, que a luta de um lado, entre papado pela autonomia política, de outro os instrumentos da nova lógica de tradição dialética, juntamente com o direito romano que já se ensinava.

        Demonstra-se uma forte influência apresentada por Filho (2004) “Direito caminha junto com a justiça, nunca se divorciam”, Graciano, apresentou quatro pontos que precisavam fazer a distinção em caso de contradição, em caso de colocar o o direito canônico na frente da matéria apresentada, ou seja, ele concebia o direito como corpo vivo, vivido pela tradição e com um futuro. Lopes (2011).

        Fortes avanços marcaram essa era, como por exemplo, os critérios apresentados por Graciano, a lex posterior, onde a lei posterior revogaria a anterior. A lei local revogaria a lei gera nisto mostra-se influencias sob o nosso direito internacional.                         Apesar disso, começava na igreja uma crescente hegemonia de canonistas, que foi construindo uma espécie de carreira e burocracia. Influenciados por essas doutrinas, vários Reis, Papas, foram adaptando conforme seus interesses. Centralizando o poder de julgar matérias, como por exemplo a de heresias, criando assim, o tribunal de exceção.

        Com o tempo, em 1234, Gregório IX, encarregou de pegar material apresentado por Graciano e compilar, fazer um resumo, onde agregaria várias decisões como: matéria processual, sacramentos, matrimonial, ordenações e coloca-las em um corpo só, passando por vários autores e mãos chegou-se à conclusão de um livro chamado: Corpus Iuris Canonici o conjunto de decreto de Graciano e as decretais de Gregório, com acréscimos. Foi recepcionado em alguns lugares, e quem estudasse ficou conhecido também como: Doutor em ambos os direitos.

Referencias: O Direito na Historia,-3º ed.3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011. Cap.10

                       Teoria Pura do Direito, Hans Kelsen; tradução joão Baptista Machado-8º ed-São Paulo-ed. WMF Martins Fontes, 2009.

                O que é Direito, Roberto Lyra Filho, São Paulo, ed.brasiliense, 2004.

O sentido e a importância política da burocracia nascente

        A partir do Dictatus Papae de Gregório VII, é um conjunto de 27 proposições e axiomas que tratam da autoridade, competência e poderes do Papa, tanto no domínio temporal como espiritual. Os canonistas construíram uma verdadeira constituição da Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com