TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lei da oferta e da demanda

Tese: A lei da oferta e da demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 11

RESPOSTA DAS QUESTÕES

1 - A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores, ou seja, o valor de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados.

Quando a oferta é maior do que a demanda, existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente.

Quando a demanda é maior do que a oferta, existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.

2 - Os itens que influenciam a demanda de marcado são gosto, hábitos, costumes e expectativas de uma determinada comunidade. Além disso, considera o número de compradores no mercado, a velocidade a que uma determinada comunidade está a aumentar e o nível de inovação erupção no mercado. A demanda do mercado pode ser medida em nível internacional, nacional, regional, local, ou ainda menor.

3 - Os principais itens que influenciam a oferta são o preço, poucos bens substitutos, redução ou aumento do custo de produção e demanda. Outros fatores mais complexos seriam os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros, todos esses aspectos influenciam o nível de oferta.

4 - Equilíbrio de mercado é o ponto entre oferta e demanda, que resulta no preço correto para a quantidade de bens oferecidos

5 - Nonaka e Takeuchi (1997),são os pioneiros do estudo da Gestão do Conhecimento, dizem que o processo de construção do “conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica. É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização.

6 - O conhecimento tácito é muito pessoal e difícil de ser codificado, ou seja, expresso por palavras. Por essência, é prático e é geralmente fruto de uma longa experiência, de uma convivência.

O conhecimento explícito é geralmente qualificado de “objetivo” e mais simples de ser codificado, ou seja, formalizado com palavras, números e fórmulas, para ser transmitido rapidamente e em grande escala. Geralmente, é percebido como teórico e sua transmissão pode ser realizada muito formalmente.

7- A socialização é a transmissão imediata (no senso próprio do termo: sem mídia) do conhecimento tácito de um indivíduo para um outro indivíduo.

A externalisação é percebida como uma ação mais formal e consciente de transformação do tácito para o explícito, no sentido de “normalizar” o conhecimento dentro de um padrão comum de modelo mental entre o emissor e o receptor.

A combinação é o processo de disseminação e sistematização do conhecimento explícito.

A internalização é a volta do explícito para o tácito, entendida como a apropriação do conhecimento explícito por um indivíduo, e seu enquadramento (sua compreensão) dentro dos modelos mentais particulares deste indivíduo.

8 - O processo de Comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de uma chamada exemplo telefone . O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

9 - As principais barreiras para uma comunicação eficaz são: o emissor com pouco conhecimento do assunto, palavras inadequadas para expressar conceitos ou situações difíceis, emissor e receptor usam vocabulário diferente, emissor não acredita na mensagem ou na politica a ela relacionada e Interferências externas ou distrações

10 -Barreiras que podem ser encontradas no emissor:

Dificuldades de expressão: Muitas vezes, por não usar palavras adequadas, ou por não saber como transmitir sua idéia, a pessoa não consegue passar a mensagem. Essa dificuldade pode resultar também de diferenças culturais ou sociais – é o caso de uma pessoa que se expressa muito bem em seu grupo e encontra problemas dentro de outro grupo.

Timidez/Medo de expressar suas opiniões: A vergonha, o receio de falar “bobagens”, o medo de falar errado e não ser aceito, impedem a comunicação.

Falta de carisma: O carisma do emissor pode afetar a maneira como a mensagem é recebida. Uma pessoa com características de líder pode fazer a mais banal das mensagens parecer muito importante. Inversamente, algumas pessoas, mesmo tendo algo importante e original a dizer, não conseguem prender a atenção do receptor.

Escolha inadequada do receptor: Isso ocorre quando a mensagem não deveria ser dirigida àquela pessoa (por não ser a responsável ou por não estar envolvida com o assunto em questão, ou ainda por não ter como resolver ou não poder esclarecer situações, etc.).

Escolha inadequada do momento ou do local: O emissor atento percebe quando outro momento ou outro lugar seria mais indicado para a aceitação da mensagem.

Escolha inadequada do meio: Muitas vezes, a mensagem é melhor transmitida pelo telefone. Outras situações exigem uma mensagem escrita ou transmitida pessoalmente.

Suposições: Quando uma pessoa inicia a conversa a partir do que supõe que a outra pessoa pensa, conhece ou sabe, omitindo quaisquer preliminares, a comunicação corre o risco de não se completar.

Excesso de intermediários: Se o emissor não transmite a mensagem diretamente ao receptor final, as pessoas que vão dar continuidade ao processo de comunicação podem deturpar a mensagem, até de forma inconsciente.

11 - Barreiras que podem ser encontradas no receptor:

Atitude de pouco interesse pelo que o outro tem a dizer: Isso leva o emissor a abreviar o assunto ou mesmo omitir a mensagem.

Falta de incentivo para o outro expressar suas idéias e opiniões: Também neste caso, as pessoas não se sentem à vontade para se expressar.

Preocupação: O receptor fica tão envolvido com determinada preocupação que a mensagem (ou parte dela) não chega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com