TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Unisul Ciência e Pesquisa

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Direito                

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).

Para o desenvolvimento desta avaliação, realize a leitura do texto "O amor é uma falácia", disponível no site , acesso em 18 set. 2014. São várias as possibilidades de leitura do texto "O amor é uma falácia", evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

Questão 1: O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto "O amor é uma falácia" elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (2,5 pontos).

Conhecimento pressupõe a relação entre dois polos: sujeito e objeto.

O sujeito é aquele que possui a capacidade cognitiva de conhecer.

O ponto de partida para o conhecimento são as coisas, tal como elas se encontram no mundo.  A representação que fazemos do real depende dos objetos.  O conhecimento se estabelece como adequação. Os nossos conceitos e ideias se adequam as coisas. Dessa forma, o mundo é tal como o vemos e percebemos que diante do texto, está exposto nos trechos: “A ignorância daquela moça parecia aterradora. E não seria o bastante apenas instruí-la. Era preciso, antes de tudo, ensiná-la a pensar. ”, “Aquele instrumento de precisão, meu cérebro, começou a funcionar a todo vapor. ”, “E, também por acaso, Capitu tinha algo que eu queria”.

O objeto é a razão para manifestar a consciência do sujeito, formando-se assim um conceito acerca desta situação: “Deixar-se levar por qualquer nova moda que apareça, entregar-se a alguma idiotice só porque os outros a seguem, isso, para mim, é o cúmulo da insensatez. Escobar, no entanto, não pensava assim”. “A Lógica - comecei limpando a garganta - é a ciência do pensamento. ”, “Inteligente ela não era. Na verdade, tendia para o lado oposto. Mas eu confiava em que, sob minha tutela, haveria de tornar-se brilhante”. “Posso sim - declarou Capitu - Ele tem um casaco de pele de marmota. ”

Questão 2: No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento (2,5 pontos).

Conhecimento do Senso Comum: “Os advogados de sucesso, segundo as minhas observações, eram quase sempre casados com mulheres bonitas, graciosas e inteligentes”.

Conhecimento Filosófico: “Olhe para mim: um aluno brilhante, um intelectual formidável, um homem com o futuro assegurado. E veja Escobar: um maluco, um boa-vida, um sujeito que nunca saberá se vai comer ou não no dia seguinte”.

Conhecimento Artístico: “Você é tudo no mundo para mim, é a lua e as estrelas e as constelações no firmamento. Por favor, minha querida, diga que será minha namorada, senão minha vida não terá mais sentido. Enfraquecerei, recusarei a comida, vagarei pelo mundo aos tropeções, um fantasma de olhos vazios...”.

Conhecimento religioso: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar? ”

Conhecimento cientifico: "Eu era frio e lógico."

Questão 3: Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (2,5 pontos).

Dicto simpliciter: é uma falácia que causa uma generalização indevida.

Exemplo: se exercitar é bom. Porém, quem sofre com problemas de coração, o exercício é ruim.

Post Hoc: atribuir algo a um evento por meramente ter acontecido.

Exemplo: toda vez que uso tênis chove, logo a culpa da chuva é por eu usar tênis.

Ad Misericordiam: é quando a pessoa tenta ganhar sua simpatia mostrando ser digna de pena.

Exemplo: “eu apenas roubei este chocolate porque passo fome em casa”.

Envenenar o Poço: usar um discurso negativo na tentativa de desacreditar alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com