TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA - ESTUDO QUILOMBOS

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: RONALDO ALVES - 1º sem Direito – Faculdade Progresso

ANTROPOLOGIA – Professor - André

Atividade – Perguntas - Quilombos - Parte 2

Segundo a reportagem, qual o impacto da publicação do Decreto n. 4887/03 junto às comunidades quilombolas? O fato de ser uma comunidade urbana ou rural influencia na determinação de ser ou não considerada uma comunidade quilombola? Quem define se aquela referida comunidade se trata ou não de uma comunidade quilombola?

Conforme descreve a Lei 4887/03 – suas definições abrangem por seus artigos que proteção de garantias das comunidades dos quilombos, Garantias de sua etnia, garantias de territórios e ocupações  conforme dados de controles históricos, demarcações de terras e culturas agrícolas, definições de controles das comunidades de Palmares com definições de certidões das ancestralidades de escravos e indígenas

Com relação às comunidades Calabar (BA), Kaonge (BA) e do Conselho Quilombola da Bacia do Iguape (BA), houve participação estatal na organização politica e econômica das referidas comunidades? De que forma as referidas comunidades se organizam? De exemplos. O Estado atua junto a essas comunidades de que forma?

Nos quilombolas Calabar, Kaonge, Iguapé, do recôncavo baiano possuem culturas afro de umbanda, aprendem sobre o processo de fabricação do azeite de dendê, da farinha e do xarope com ervas medicinais, produtos artesanato, economia solidária que sustenta as comunidades e a história da formação do quilombo e da conquista do território, é constituído pela classe popular, trazendo, consigo, uma história de organização e resistência do povo negro para permanecer em um local nobre da cidade. 

O estado atua de forma que garante que seja difundida a cultura através de organizações internas dos moradores e quilombolas.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (173.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com