TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Estudo de Bailarinas

Por:   •  3/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer e compreender as bailarinas, observando a relação da dança com a sua vida. Por meio de uma observação, procuramos estudar como o envolvimento com a dança influenciava os hábitos do grupo estudado, através de seus pensamentos gestos e atitudes. Além de saber o que fazem por fora da dança quando tem essa só como um hobby, uma paixão.

Escolha do Grupo:

Definimos tal grupo como objeto de estudo etnográfico por considerarmos ele uma cultura cuja manifestação artística se mostra muito forte no Rio de Janeiro, além de contagiar e emocionar multidões com sua beleza, alegria e singularidade.

Metodologia

Ao longo do trabalho foram realizadas entrevistas com bailarinas desde profissionais à amadoras, todas habitantes do Rio de Janeiro e Niterói, de diversas faixas etárias. Seus locais de ensaios também foram visitados para um melhor entendimento do seu dia a dia. Nosso objetivo foi conhecer melhor como esse grupo age, lida com a dança, que é tão importante e especial para tal tribo, cuja “ídola” é uma brasileira. Analisamos as idéias, conceitos e valores do grupo em questão sem qualquer grau de restrição às suas formulações, a identificação do grupo, a conceituação e análise de seu consumo e o seu grau de integração no ambiente social.

Selecionamos as bailarinas explicamos os fins da entrevista, as quais foram feitas em lugares diversos, sempre priorizando onde a entrevistada se sentisse à vontade para responder as perguntas. A maioria foi realizada nos locais de ensaio/trabalho.

História do Ballet

O Ballet é um estilo de dança com as suas origens no ambiente das cortes italiana e francesa, desenvolvida em corpos russos. Foi desenvolvido na Rússia e na França como uma forma de dança de concerto. Além disso, é uma performance altamente técnica da dança com o seu próprio vocabulário. Conhecido por suas técnicas, tais como o trabalho de pontas e das pernas, sua graciosidade, fluindo, movimentos precisos, e suas qualidades etéreas.

As primeiras apresentações de Ballet aconteceram no Renascimento Italiano. Eram coreografias que intercalavam os números de ópera para entreter os convidados. Estes uniam poesia, dança, pintura e música, feitos em grandes salas que eram usadas também para banquetes e bailes.

Le Ballet Comique de la Reine, o primeiro balé realizado em Paris em 1581. Foi encenada por um violinista e bailarino no castelo da Rainha Catarina de Medicis. O palco só foi adotado na França em meados da década de 1600 e dançarinos profissionais fizeram sua primeira aparição para o rei e cortesãos.

O balé atingiu o seu auge durante o reinado de Luis XIV. Muitos dos ballets apresentados em sua corte foram criados pelo compositor francês Jean-Baptiste Lully e do coreógrafo francês Pierre Beauchamp, que inventou as cinco posições dos pés.

Também durante este tempo, o dramaturgo Moliere escreveu, die-ballet, em que dançou coreografias alternadas com cenas faladas.

A etimologia da palavra “ballet” está relacionada com a história sob a forma de arte. O balé da palavra vem do francês e foi emprestado para o Inglês por volta do século 17. A palavra francesa, por sua vez tem suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com