TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DO ART. 33 DA LEI DE DROGAS POR ANALOGIA AO ARTIGO 273

Por:   •  27/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ENSINO SUPERIOR

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

APLICABILIDADE DO ART. 33 DA LEI DE DROGAS POR ANALOGIA AO ARTIGO 273, § 1º -B, V, DO CÓDIGO PENAL, CONFORME OS PRESCEDENTES DO STJ E DO STF

FABIANO OLIVEIRA DA MOTA

Boa vista – Roraima

Setembro/2015

FABIANO OLIVEIRA DA MOTA

APLICABILIDADE DO ART. 33 DA LEI DE DROGAS POR ANALOGIA AO ARTIGO 273, § 1º -B, V, DO CÓDIGO PENAL, CONFORME OS PRESCEDENTES DO STJ E DO STF

Trabalho de conclusão de Curso apresentando como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Direito do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. 

_____________________________________

   DE ACORDO PROFESSOR ORIENTADOR

  TÊNDELES ANTONIO ALVES DE BARROS

Boa vista – Roraima

Setembro/2015

APLICABILIDADE DO ART. 33 DA LEI DE DROGAS POR ANALOGIA AO ARTIGO 273, § 1º -B, V, DO CÓDIGO PENAL, CONFORME OS PRESCEDENTES DO STJ E DO STF

FABIANO LOIVEIRA DA MOTA

RESUMO

O presente trabalho destina-se a verificar os precedentes do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal no que concerne a aplicação da analogia in bonam partem do tipo penal descrito no artigo 33 da Lei de drogas ao art. 273 § 1º - B, V do Código Penal, que consiste em falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Nessa linha, partiu-se da hipótese do artigo 273 do Códex criminal, tendo em vista que as penas cominadas são excessivas se comparadas às condutas descritas em tipos penais de crimes mais graves e com penas mais suaves. Assim, os julgadores ao aplicarem a norma ao caso concreto, devem fazer uma análise da gravidade da conduta e a potencialidade que o dano pode causar, utilizando para tanto, de parâmetros analógicos ao preceito primário e secundário do art. 33 da Lei de drogas. Portanto, em função da metodologia bibliográfica e das análises dos precedentes pesquisados, verificou-se que tal método de integração para parte da jurisprudência é elemento catalizador para preservação da aplicação da pena de maneira razoável, comparadas a tipos penais aplicados a outros crimes.

Palavras-chave: Precedentes judiciais, analogia e preceito secundário.

SUMÁRIO

1.Introdução; 2.Delito; 2.1. Classificações das Infrações Penais; 2.2. Norma Penal; 2.3. Normas Penais Incriminadoras; 3. Conclusão; 4.Referências.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho destina-se a verificar se há possibilidade de aplicar por analogia o artigo 33 da lei de drogas ao tipo penal descrito no artigo 273 do código penal, que consiste em falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Bem como analisar os precedentes do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal acerca da aplicabilidade do art. 33 da Lei de Drogas por analogia ao art. 273, § 1º - B do Código Penal.

Dessa forma, como o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal aplicam a pena contida no art. 273, § 1º - B do Código Penal em face ao parâmetro punitivo do art. 33 da Lei de Drogas?

Portanto ao decorrer da pesquisa buscou-se o resultado positivo, comprovando a possibilidade de aplicar a hipótese, ou seja, possibilidade de aplicação analógica entre os preceitos secundários do art. 33 da Lei de Drogas ao art. 273, § 1º - B do Código Penal nos precedentes do STJ e STF.

O presente trabalho tem como objetivos específicos:

  1.  Analisar acerca do fenômeno Delito no ordenamento Brasileiro;
  2.  Apontar a inconstitucionalidade do artigo 273 do código penal;
  3. Expor sobre aplicação da analogia in bonam partem no direito penal;
  4. Verificar os precedentes do STJ e STF acerca do art. art. 273, § 1º - B do CPB e art. 33 da Lei de Drogas.

Diante deste contexto, é essencial que se faça uma abordagem sobre os precedentes do STJ e STF sobre aplicabilidade do art. 33 da Lei de Drogas por analogia ao art. 273, § 1º - B, v, do Código Penal, desta forma utilizou-se nas pesquisas de jurisprudência e em livros a metodologia bibliográfica no modo dedutivo.

No primeiro capitulo será analisado sobre o fenômeno Delito, verificando os tipos de conceitos realizados pelas doutrinas e jurisprudências das cortes superiores.

No segundo capitulo trabalha com a norma penal que consiste em varias classificações doutrinarias e jurídicas no que tange a norma as classificações das infrações.

Nos seguintes capítulos explica acerca da norma penal, desmiuçando o evento jurídico norma penal incriminadora.

2 DELITO

 O delito significa uma ação ou omissão voluntaria ou imprudente castigada e penalizada pela lei. Como tal, o delito corresponde a uma violação das normas e acarreta uma infração (um cartigo) para o responsável (o autor).

A infração penal é gênero que comporta duas espécies: crime e contravenção. Delito no Brasil é o mesmo significado de crime. Assim vários conceitos surgem a respeito desse fenômeno, Senão vejamos: “O delito é uma construção fundamentalmente jurídico-penal, embora possa ser objeto de exame das mais variadas ciências (v.g., criminologia, política criminal, sociologia, medicina legal)’’. Segundo (PRADO, 2014, pg. 201).

Esclarece Prado sobre o fenômeno delitivo:

“A compreensão do fenômeno delitivo, genericamente considerado, envolve o conjunto das ciências (naturais e humanas), numa aproximação de cunho realmente multidisciplinar. Não é outra ideia constante da expressão ciências penais, formada pelo conjunto das disciplinas, de origem e conteúdo diversos que versam sobre o complexo fenômeno criminal. Isso significa que o seu objetivo, num sistema democrático de justiça, delimitado pela norma jurídico-penal, deve ancorar-se principalmente sobre a prevenção e, em casos de necessidade, sobre a repressão das violações aos bens jurídicos tidos como essências”. (PRADO, 2014, pg. 201).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (315.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com