TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BASES SOCIAIS E FILOSOFICAS

Por:   •  3/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: Bases S. F. do Direito

Ass. Professor:

DOCENTE:  Ueliton Lemos

VALOR DA AVALIAÇÃO:

DATA:

NOTA:

DISCENTE:

X

1ª Unidade

2ª Unidade

3ª Unidade

2ª Chamada

Prova Final

Trabalho em grupo

Instrução:

Toda e qualquer citação é permitida, desde que devidamente referenciada conforme as normas técnicas.

As referências bibliográficas devem constar no final do trabalho

Atividade Avaliativa da Primeira Unidade

  1. Observe as temáticas abaixo e redija um comentário explicativo sobre cada uma delas relacionando à sua formação/atuação profissional.

- Sociologia; uma ciência para compreensão do homem na construção de sociedades.

- Direito e função social.

A sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.

O olhar sociológico nos traz sempre uma nova perspectiva sobre situações que aparentemente são de natureza individual, mas que acabam por atingir uma gama muito maior de nossa realidade coletiva. Podemos tomar como exemplo o desemprego que, embora seja uma terrível tragédia na vida do indivíduo, ecoa em toda cadeia social, afetando nossa realidade econômica e acentuando a desigualdade social e, possivelmente, agravando outros problemas como a violência, a fome e a precarização da educação.

Como seres humanos e indivíduos, estamos acostumados a levar em consideração apenas o que está em nosso contato direto. No entanto, nossa realidade não é apenas formada pelas nossas experiências particulares, nossa interação com os demais integrantes de nossa realidade e as interações que esses têm em sua realidade, tomam parte na construção de um todo muito maior e, por tanto, acabam por moldar nossas próprias realidades e as formas com que interagirmos com o mundo.

A sociologia está aí para nos fazer olhar mais longe, desanuviar nossa visão do mundo e nos fazer perceber que nossa realidade vai muito além do que imaginamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (762.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com