TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FORMAS DE OBTENÇÃO DA LIBERDADE

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

ALEX GOMES MOTA

GILDÁSIO C. SILVA RIBEIRO

IEDA AMORIM

RODRIGO C. FIORIN

AS FORMAS DE OBTENÇÃO DA LIBERDADE

MARABÁ

2015

ALEX G. MOTA, GILDÁSIO C. SILVA RIBEIRO, IEDA AMORIM E RODRIGO C. FIORIN

AS FORMAS DE OBTENÇÃO DA LIBERDADE

Trabalho apresentado a fim de obtenção de nota para 2ª avaliação da disciplina Teoria Geral do Estado, do curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Prof.ª Dra. Daniela Dias

MARABÁ

2015

ÍNDICE

INTRODUÇÃO .................................................................................. pág. 03 LIBERDADE E SUAS FORMAS DE OBTENÇÃO ............................ pág. 04

CONCLUSÃO ................................................................................... pág. 10

REFERÊNCIAS ................................................................................. pág. 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como fim propor uma linha de raciocínio a se seguir através de uma analogia acerca do livro Desenvolvimento como liberdade do autor Amartya Sen e o panorama atual do Brasil, possível devido à universalidade do tema.

Qual o real sentido da liberdade? Como o Brasil se insere nesse contexto de desenvolvimento como forma de liberdade? Existem medidas tomadas aqui, que visam o desenvolvimento individual do cidadão? Estas e outras indagações serão abordadas a seguir.

AS FORMAS DE OBTENÇÃO DA LIBERDADE

Amartya Sen, em seu livro mais conhecido, O desenvolvimento como liberdade, aprofunda conceitos de liberdade, conhecimento e os fundamentos da justiça. Afinal, o que pode ser liberdade?

Em sua definição no dicionário Aurélio (2009, P. 280), liberdade é “poder exercer livremente sua vontade”. A seguir, veremos como se dá esta liberdade, bem como ela aplicada à nossa realidade brasileira.

Amartya ressalta que para a obtenção da liberdade é preciso que se leve em consideração fatores como as disposições sociais, econômicas e os direitos civis de todos os componentes desse emaranhado social que é a pobreza.

E segundo ele, para a obtenção do desenvolvimento (2000.p.18):

“requer que se renovem as principais fontes de privação de liberdade: pobreza e tirania, carência de oportunidades econômicas e destituição social sistemática, negligência dos serviços públicos e intolerância ou referência excessiva de Estados repressivos.”

Em síntese, para Sen, desenvolvimento e liberdade estão intimamente conectados um ao outro: para que se atinja o pleno desenvolvimento é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com