TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS DO PARADIGMA POSITIVISTA PARA O PARADIGMA PÓS-MODERNIDADE

Por:   •  18/4/2018  •  Dissertação  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

AS MUDANÇAS DO PARADGIMA POSITIVISTA PARA O PARADIGMA PÓS-MODERNIDADE

É impossível não perceber que, após as últimas décadas, houve uma grande transformação nos paradigmas do Direito. No período após a Segunda Guerra, nota-se mudanças importantes nas instituições jurídicas. Destarte, os Direitos Humanos também se mostraram de suma influência no que diz em relação à estas mudanças.

Em primeira análise, com o surgimento das quatro ondas evolutivas do Estado, Direito e Justiça, o positivismo legalista se exaure. No século XIX, Direito era vinculado a leis e códigos e a lei era a garantia de todos. Com o advento do Holocausto, surge o Direito Legalista, além do (neo) constitucionalismo, internacionalismo e o universalismo.

Certamente, o Neoconstitucionalismo possibilitou não mais confundir vigência com validade. Se antes bastava apenas conhecer os códigos e leis, com essa onda evolutiva, isso não seria mais suficiente. A partir do internacionalismo, os tratados internacionais começaram a ter valor supraconstitucional, além de inserirem-se em diversos sistemas de direitos humanos. Posto isso, as fontes do Direito foram além dos códigos e leis, englobando constituição, jurisprudência interna, tratados internacionais e jurisprudência americana.

Com o Universalismo, o surgimento, por exemplo, do Tribunal Penal Internacional, faz com que normas supraconstitucionais devam ser cumpridas em países em geral. Logo, a universalidade junta-se às outras fontes do Direito. Assim, o Direito deixa de ser um instrumento lógico para se tornar axiológico e, por isso diz-se que o positivismo legalista se exaure, uma vez que, não é mais possível estudar o Direito parcialmente.

Além das mudanças com o surgimento das quatro ondas evolutivas do Direito, Justiça e Estado, todas as fontes desse dialogam entre si. Observa-se que, a lei perdeu o posto de principal fonte do Direito, de modo que, hoje ela pode ser inválida e ineficaz. Válido ressaltar que, para uma lei ser válida, tem de concordar com todas as normas superiores. Ademais, novas formas jurídicas (Estado Constitucional e Humanista de Direito) instalam-se com a pretensão de controlar todos os atos dos poderes estatais e até mesmo a própria produção legislativa.

Outro aspecto importante é a reorganização da pirâmide normativa. Vê-se que a forma de compreender o Direito sob a ótica legalista positivista foi absolutamente superada. O controle de constitucionalidade não evidenciado no positivismo clássico fica mais claro, além da convencionalidade de leis. Destaca-se também o advento de outras formas de controle da produção normativa no Direito pós-moderno. Se antes apenas houvesse o controle de constitucionalidade, aparece o controle de convencionalidade das leis e, controle de supralegalidade e legalidade.

Outrossim, a superação do princípio da supremacia da Constituição pela da norma mais favorável, se tratando de Direitos Humanos, qualifica outra mudança de paradigma. Contudo, não deixa de interpretar conforme a Constituição, uma vez que, nenhuma norma pode ir contra esta.

Entende-se, portanto, que são várias as transformações que contribuíram para as mudanças do paradigma positivista. É imprescindível destacar que todas elas possuem algum tipo de relação e corroboram para com estas alterações. No geral, conclui-se que, embora o positivismo ainda seja visto e estudado, muito deste já está “morto”, como frisa os autores Luíz Flávio Gomes e Valério de Oliveira Mazzoli no artigo “Características gerais do Direito (especialmente do direito internacional) na pós-modernidade”. Destarte, isso é perceptível através de suas diversas características que já não servem mais na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com