TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES DE SOCIOLOGIA

Por:   •  11/4/2017  •  Exam  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS APS DE SOCIOLOGIA

  1. CORRETA: LETRA B
  1. Ao analisar as ideias expostas nos textos, nota-se que o papel exercido pelos meios de comunicação na sociedade não está ligado à sobrevivência e ao bem-estar, mas sim às decisões tomadas pela coletividade.
  2. Segundo o conceito de democracia exposto no texto 1, os meios de comunicação exercem um papel importante na sociedade por estimularem a ação democrática, através de debates políticos.
  3. As informações fornecidas pelas mídias sociais muitas vezes são filtradas, ou mascaradas, não apresentando a versão oficial dos fatos.
  4. O entretenimento oferecido pela mídia não possui relação, nem influência no processo de conscientização política.
  5. As transmissões esportivas pela mídia estão ligadas ao entretenimento e não ao fomento de ações democráticas.

  1. CORRETA: LETRA E
  1. A pobreza da classe trabalhadora estava diretamente relacionada com a concentração de riquezas nas mãos de uma minoria (nobreza e burguesia).
  2. O trabalho dos operários era mal remunerado, e as condições de moradia, vida e trabalho eram precárias.
  3. A burguesia está relacionada à classe social, e não à condição econômica.
  4. O trabalho não era considerado uma garantia de liberdade, devido às condições precárias de trabalho e à má remuneração.
  5. O autor se refere à riqueza acumulada pela burguesia, proveniente dos altos lucros adquiridos através da exploração dos proletários, que são aqueles que, de fato, produziam tal riqueza.
  1. Correta: LETRA B
  1. A inclusão social de pessoas com deficiência tem sido defendida e incentivada por grupos sociais, e não combatida.
  2. As empresas privadas vêm utilizando a estratégia da inclusão social, com objetivo de se beneficiar através do marketing institucional positivo.
  3. As políticas compensatórias não estão voltadas apenas para as pessoas desse grupo que estão socialmente organizadas; elas contribuem para o bem comum da sociedade em geral.
  4. A estratégia de mercado utilizada não está descolada das metas de globalização, e sim incluída nelas.
  5. Não há discriminação por parte do Estado; pelo contrário, o Estado incentiva e colabora com meios de integração à sociedade e as políticas compensatórias.
  1. CORRETA: LETRA A
  1. A ética atua como fundamento da prática da cidadania, pois ela é a expressão da coletividade. Quando os valores coletivos são compartilhados é possível viver em sociedade.
  2. O homem é, por natureza, um ser racional e político, com capacidade para discernir bem e mal, o justo e o injusto. A ética e a virtude não são intrínsecas do homem, são características adquiridas através de hábitos contínuos.
  3. O critério ético de cada sociedade acaba sendo limitado pelas relações internacionais, haja vista os conflitos existentes que não são adequadamente solucionados. Portanto, a ética, por si só, é incapaz de resolver conflitos sociais e políticos.
  4. A ética possui a finalidade de garantir os interesses da coletividade, e não os interesses privados dos cidadãos.
  5. NÃO CONEGUI RESPONDER!

 

  1. CORRETA: LETRA E
  1. No Brasil, o voto não é público, e sim secreto.
  2. O voto no Brasil não é facultativo, nem desigual; é obrigatório e igual.
  3. O voto no Brasil é secreto, e não público.
  4. Voto desigual, público e indireto não são características do voto no Brasil. O correto é: Igual, secreto e direto.
  5. São características do voto no Brasil: Voto secreto, ou seja, seu conteúdo e a identidade do votante não podem ser revelados; Voto direto, onde não há intermediários entre eleitor e candidato; Voto obrigatório, aos maiores de 18 anos alfabetizados e portadores de título de eleitor, com exceção dos idosos. O voto é facultativo aos eleitores entre 16 e 18 anos e aos eleitores idosos, os quais não têm dever de votar, mas têm o direito; e Voto Igual, ou seja, o voto de cada eleitor tem o mesmo peso, independente de sua posição, fortuna, religião, clã social ou outra forma de discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com