TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Como Escrever Artigos Científicos

Por:   •  4/10/2019  •  Resenha  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 10

Resenha 

 COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

Ivanilda Barbosa Estrela Franco

UNA, Bom Despacho, Minas Gerais, Brasil

Resenha de

AQUINO[1]. Ítalo de Souza. Como escrever artigos científicos. Editora Universitária-UFPB, 2ªEd., João Pessoa, 2007.

        O livro intitulado “Como escrever artigos científicos”, de Ítalo de Souza Aquino descreve de forma clara e direta o passo a passo para se redigir um artigo científico, utilizando de forma correta as normas da ABNT.  O livro contém 93 páginas, e 20 capítulos nos quais o autor expõe as seguintes questões, ética na escrita, linguagem e comunicação na pesquisa, escrita técnica. Como escrever título, resumo, palavras-chave, introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos, referências bibliográficas, projetos, TCC, monografia, dissertação e tese. Apresenta também os erros mais frequentes, estratégias adicionais e porque publicar um trabalho científico.         

De acordo com o autor, em um trabalho científico, a escolha do assunto advém principalmente da formação acadêmica do pesquisador, seguida pelo interesse por determinada temática. Geralmente é um assunto do qual ele gosta e tem curiosidade em aprofundar para expandir seu conhecimento e se aprofundar num tópico específico de sua área.

Contudo a medida em que vai buscando conhecimentos, encontros com outros profissionais de outras áreas fatalmente ocorre. Nesse momento formar uma equipe e realizar um trabalho interdisciplinar gera ganhos para ambas as partes, pois ganha-se tempo e agrega conhecimentos.

        Na esfera acadêmica o caráter ético deve imperar, respeitando-se os colegas que compõem a equipe, os colegas de classe, de instituição ou mesmo aqueles que pesquisam coisas distintas. É imperativo, respeitar não só as pessoas, mas também suas escrituras, dar crédito ao autor, fazer referência as suas escritas, não apropriar, da fala do outro é uma questão de ética e respeito. A ética conduz a fidelidade que por sua vez não permite o plágio e a pirataria.

        Sobre a escrita científica o autor pontua pequenos detalhes que segundo ele deve ser rigorosamente observado, como o nome, profissão e titulação. O nome do autor possui diversas formas de abreviação, contudo apenas três são mais apropriadas para serem usadas em artigos científicos.

No caso da profissão/titulação há certas inconsistências na maneira de abreviar. A abreviação Dr. é utilizada sempre antes do nome, independente se a titulação do doutorado foi obtida no Brasil ou no exterior. Especialmente em teses e dissertações é comum se ter uma sessão com o título ABREVAÇÕES USADAS. Nela são elencados em ordem alfabética todas as abreviações utilizadas no trabalho. Como por exemplo: Abreviações como CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico.

A associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece um padrão nacional na utilização da escrita técnica, pois isto e muito importante. Porém essa norma intimida e assusta a maioria dos estudantes. O autor sugere que se escreva algumas frases em cada tópico sem se preocupar com as regras, em seguida com o manual de técnicas da ABNT em mãos, vá organizando o trabalho, adequando a escrita ao formato técnico da escrita científica.

No capítulo 2 o autor pontua a ética na escrita, para ele a fidelidade deve substanciar a escrita, pois quem é ético em sua forma de escrever, certamente será na fala. Para tanto questões como símbolos, ainda que pequenos, não podem serem omitidos, assim como todo material consultado deve ser citado dentro das normas estabelecidas. Que segundo o autor poderá ser formal, direta ou transcrição, citação indireta ou paráfrase e citação de citação.

No capítulo 3 o autor explana sobre a linguagem e a comunicação na pesquisa, a linguagem deve ser técnica e a comunicação objetiva. Não se pode colocar termos subjetivos, prosa nem poesia. Ao redigir um texto deve-se valorizar o público alvo, cabendo aqui a seguinte questão. Será que o leitor é capaz de entender o que o autor está querendo passar. O autor declara que a escrita pode ser aprimorada gradativamente e que a prática de escrever parágrafos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão acelera esse processo.

No capítulo 4 o autor pontua o passo a passo que deve ser utilizado para iniciar um artigo.

No capítulo 5 segundo o autor é aqui que se encontra as partes mais importantes do texto, o título da obra, os autores e a afiliação. Uma importante dica para o título do artigo, pontuada pelo autor é jamais utilizar de partes do texto para construir o título.  inicia com o resumo de toda obra.

No capítulo 6, o autor apresenta o resumo como sendo a parte mais informativa de todo trabalho, e que o resumo é o “Cartão de visita” pois consta-se no resumo, os seguintes quesitos, uma rápida introdução, objetivos, material e método, resultados, discursão e conclusão. O resumo deve ser escrito na forma impessoal e sem parágrafos.

No capítulo 7 o autor expõe como se deve escrever palavras-chave, para ele esta é a menor parte de uma escrita cientifica, deve se utilizar de 3 a 6 palavras importante importantes para a pesquisa, se possível que estas palavras não estejam no texto. Cada palavra-chave é separada por virgula e iniciada com letra maiúscula.

O capítulo 8 refere-se a forma correta de escrever a introdução, de acordo com o autor a introdução é uma revisão de literatura, possui função de mostrar uma retrospectiva do que já foi feito em relação ao projeto proposto. É na introdução que o autor deve despertar o interesse ao leitor para ler todo o artigo. Deve conter em sua estrutura de 400 a 800 palavras que façam menção ao presente, importância da pesquisa, ao passado, o que já foi feito, e ao futuro, soluções possíveis, culminando com o objetivo.

No capítulo 9 o autor pontua como escrever o objetivo, faz menção honrosa ao último parágrafo da introdução pois é onde encontra-se os objetivos da obra. forma como para ele uma introdução convincente tem um objetivo convincente culmina com um objetivo claro direto, portanto neste último parágrafo deve-se evitar fazer citação bibliográfica e escrever algum detalhe da pesquisa que seja exclusivo da seção material e métodos. As opções são, objetivo com hipótese presente e-objetivo sem hipótese.

No capítulo 10 o autor descreve como escrever material e métodos ou metodologia. De acordo com suas palavras é necessário detalhar o material utilizado, o lugar onde será ou foi conduzido o experimento, e que o método seja claro e objetivo. Utiliza-se o verbo no passado, como por exemplo, utilizou-se, foi conduzido, etc. para teses. Para artigos a serem publicados verbo no futuro como, será utilizado...Utiliza-se subtítulos, materiais e Método. A metodologia deve ser detalhada, mas, não em excesso-ou seja, não deve detalhar demais para o leigo e nem omitir passos importantes para estudiosos da área-Tem que ser suficiente para reprodução do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com