TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSÉDIO SEXUAL FEMININO CONFIGURADO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  23/8/2018  •  Dissertação  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ SÍNTESE DO ARTIGO CIENTÍFICO

Disciplina: Direito do Trabalho

Turma:

Professor:

Aluno (a):

1. Temática:

ASSÉDIO SEXUAL FEMININO CONFIGURADO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

2. Problemática do Tema:

Quais os reais motivos que geram o assédio sexual no ambiente de trabalho, compreendendo os direitos do assediado diante dessa situação, e que soluções pode-se buscar para evitar os constantes casos advindos desse problema.

3. Questões norteadoras:

A) A identificação do assédio sexual no ambiente laboral:

Pode-se identificar que a vítima está sofrendo assédio sexual através de gestos suspeitos e recorrentes por um superior hierárquico ou até mesmo um colega de trabalho visando lhe intimidar e lhe alguma forma cercar a vítima afim de obter favorecimentos sexuais.

B) O Perfil dos agressores:

Geralmente o molestador é o patrão ou alguém que de certa forma está acima da vítima, além de poder ser um colega da sofrente. Quando o agressor é chefe ou superior hierárquico, ele recorre à troca de favores ou até ameaças para obter algum relacionamento extraprofissional com seu funcionário. Quanto ao de mesmo nível hierárquico, recorrem a intimidação direta para obter favorecimentos exclusos.

C) Perfil da vítima:

Na maioria dos casos, as vítimas são mulheres em decorrência da sua chamada “vulnerabilidade” dita pelo sexo masculino. Porém, também ocorre casos de assédio com pessoas de mesmo sexo.

D) Consequências desse tipo de agressão no ambiente de trabalho:

Esse problema provoca uma desarmonia em todos os setores da empresa, desde o operacional até o executivo. A vítima ao sofrer a agressão sexual, gera um constrangimento dentro da corporação, a relação de respeito entre os funcionários é comprometida. Quando o crime provém do chefe de setor ou da própria empresa ele acaba perdendo sua autoridade sobre os demais empregados.

E) Consequências advindas do agressor:

Quando o crime provém do chefe de setor ou da própria empresa ele acaba perdendo sua autoridade sobre os demais empregados, propiciando um ambiente hostil em que acarreta a perda de produtividade de todos os funcionários, bem como um prejuízo financeiro e moral para a empresa.

4. Objetivo geral:

Conceituar e caracterizar o assédio sexual sofrido no ambiente de trabalho, propiciando maior divulgação de tais práticas para que se tornem mais facilmente reconhecidas, ensejando a implementação de regras e programas mais abrangentes, claros e incisivos, tanto no que se refere à legislação, quanto à atuação das empresas na proteção eficaz contra o assédio sexual à pessoa do assediado, para que estas situações sejam evitadas, diminuindo sua incidência.

Além disso, propor uma conscientização social e midiática sobre o tema, dissipar os direitos adquiridos pelas mulheres na situação, erradicando o patriarcalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com