TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE DIREITO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Instituição Judiciária e Ética

Nossas escolhas moldam nosso caráter  por Michael Sandel

Turma: PQ

Daniely Santana Sena RA: D319620

Luana da Guia P de Oliveira RA: N193883

Santos

2017

Introdução

Esta é uma ancoragem da reflexão moral nas situações e nos problemas da vida cotidiana de hoje, discutir dilemas morais que a vida cívica atual nos apresenta.

As três teorias básicas que Sandel fundamenta as opiniões morais na política são colocadas da seguinte forma: ‘’uma delas diz que justiça significa maximizar a utilidade ou bem estar - a máxima felicidade para felicidade para maior número de pessoas; a segunda diz que justiça significa respeitar a liberdade de escolha – tanto as escolhas reais que as pessoas fazem em um livre mercado ( versão libertaria) quanto as escolhas hipotéticas que as pessoas deveriam fazer na posição original de equanimidade (visão igualitária liberal) e a terceira diz que justiça envolve o cultivo da virtude e a preocupação com o bem comum.

E a semelhança de ética e moral, por serem responsáveis de construir as bases que guiam a conduta do homem determinando seu caráter e virtudes ensinando a melhor forma de agir e se comporta em meio à sociedade.

Sumário

   

Quem é Michael Sandel e suas principais idéias filosóficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

Subornaria um funcionário público para obter benefício para seus clientes, ainda que fosse um resultado justo? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5        

Nossas escolhas moldam nosso caráter?  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6                                                                  

Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Quem é Michael Sandel e suas principais idéias filosóficas?

Michael Sandel, nascido em Minneapolis, 05 de março de 1953, de origem judaica, morou em Los Angeles aos 13 anos. Graduou- se  na Universidade de Brandel, fez bacharelado em Política (1975), concluindo o bacharelado em Balleol College em  Oxford, político norte-americano considerado um dos professores mais populares no mundo, pelo grande sucesso de seu curso ‘justiça’, ministrado na renomada Universidade de Harvard nos EstaÇdos Unidos. Fez grande sucesso com os livros ‘’Justiça o que é fazer a coisa certa?’’ e ‘’Libertarismo e os limites da justiça.’’

Às teorias  por  Sandel : a política pode se dissociar de questões religiosas e morais? O Estado pode interferir na vontade do indivíduo? Teorias da justiça repensam  forma de viver, na busca por uma sociedade mais justa. Esse ideal deve estar em todos os operadores do Direito. Sandel  traz, simplificando um apanhado muito bem “traduzido” de fácil compreensão. Abarca questões sobre moral e lei: no que consiste o dever dos indivíduos de tratar uns aos outros, como a lei deve ser, e como a sociedade deve se organizar. Seu debate gira em torno de três idéias: “aumentar o bem-estar, respeitar a liberdade e promover a virtude” (2012, p.17). Os principais conceitos utilizados no texto, a partir dos autores citados, são: o imperativo categórico, definido por Kant (2005, p.59): “age apenas segundo uma máxima tal que possas [...] querer que ela se torne lei universal”; a autonomia kantiana, cujo conceito chave de explicação é a liberdade (2005, p.93-94), é a vontade dos seres enquanto racionais, uma lei para si mesma, tendo por objeto uma lei universal, submetida a leis morais; e dever é a necessidade objetiva da ação por obrigação.

 Para Sandel a camarotização é uma ameaça à democracia, porém  precisa se de lugares públicos para que as classes sejam misturadas, não uma sociedade segregada. Sandel demonstra sua idéia do bem comum, quando diz que os serviços públicos deveriam ser tão bons que até os mais ricos queiram utilizá-los. Explica que incentivar a filantropia é bom, mas, em alguns casos poderia ser danoso. Pagar para que um aluno lesse um livro causaria uma corrosão, ou seja, não descobririam o prazer que os tornariam seres humanos mais reflexivos. Sandel é cético sobre batizar bens ou espaços públicos e cívicos com nomes corporativos. E principalmente nas escolas, prefere certa distância do marketing. No seu livro “Justiça” não é contra o livre mercado, e sim contra os excessos, o domínio de cada vida.

Subornaria um funcionário público para obter benefício para seus clientes, ainda que fosse um resultado justo? ( Pesquisa feita com profissionais da área de Direito, Advogados)

Advogado 1:

Em que pese sabemos da existência de crime com relação a questão da corrupção, infelizmente  tem horas que o próprio sistema induz agente a corromper. Porque em determinados casos você precisa de certa urgência em determinados documentos, e infelizmente as pessoas começam a se tornar menos célere e fazendo com que você procure um meio ou tráfego de influencia para fazer a celeridade acontecer, então nesses casos aconteceu já comigo eu tive que ir lá fazer uma ‘graça’ dar um ‘agrado’ para um determinado funcionário para ele fazer uma  certidão negativa com efeito positivo, então há casos que o próprio sistema induz a corromper infelizmente tem dessas situações.

Advogado 2:

Não, não faria para beneficiar ninguém, nem cliente, família ou amigos, pois acredito que a verdade sempre aparece, um bom exemplo é olhar nosso pais e ver o resultado de  pessoas querendo passar na frente do próximo.

Advogado 3:

 Não faria, seria uma forma errônea de atuar nos meus requisitos para um comportamento eticamente adequado para obter sucesso continuado são indispensável agir de acordo com meus princípios morais.

Nossas escolhas moldam nosso caráter?

Sim, moldam nosso caráter, é o famoso jeitinho brasileiro de passar na frente sempre, querendo sobressair muito bem em qualquer situação de ambas as partes. O conceito de certo e errado é muito discutido e assim a avaliação do que seria o jeitinho brasileiro: A falta de respeito, furar fila é correto? E deixar aquele conhecido segurando seu lugar, pode? Sandel fala sobre limites de vida na sociedade e fala que nós começamos os primeiros erros e nos tornamos hipócritas em querer que tudo saia sem erros algum, mesmo nós não sejamos o exemplo disso. Precisamos ser o exemplo vivo de fundamentos de ética para nossos filhos, para conseguir dar um novo sentido na palavra ‘política’ e acertar os desvios de conduta diária. Com cidadãos conscientes de que pensar em um todo é melhor do que pensar somente em si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com