TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.754 Palavras (24 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PASSO FUNDO

22 DE ABRIL DE 2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho avaliativo da disciplina de Direito do Trabalho I do curso de Direito, apresentado à Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, sob a orientação da Profª. Mohara Freitas.

PASSO FUNDO

22 DE ABRIL DE 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................     04

2 RELEVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS................................................................................     05

3 PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO.........................................................................................     05

4 PRIMAZIA DA REALIDADE........................................................................................     06

5 PODEM OS PRINCÍPIOS ATUAR COMO FONTE MATERIAL DE DIREITO

DO TRABALHO? EM CASO AFIRMATIVO EM QUAL SITUAÇÃO?........................     07

6 QUAIS OS REQUISITOS DO CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO?..........     08

7 SEGUNDO A DOUTRINA, QUAIS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM

A FIGURA DO EMPREGADO?......................................................................................      17

8 COMO A JURISPRUDÊNCIA INTERPRETA A DEFINIÇÃO LEGAL DE EMPREGADOR?.................................................................................................................   17

9 QUAL A POSIÇÃO JURISPRUDENCIAL ACERCA DA RESPONSABILIDADE

DO TOMADOR DE SERVIÇOS PELO PAGAMENTO DE VERBAS DECORRENTES

DA RELAÇÃO DE EMPREGO?........................................................................................    17

10 ACÓRDÃO.....................................................................................................................    18

11 CONCLUSÃO................................................................................................................    21    


1 INTRODUÇÃO

O Direito do Trabalho é um ramo do Direito que pode ser considerado uma conquista dos trabalhadores, obtida ao longo da história, exercendo papel fundamental no que concerne a melhoria das condições de trabalho, redução de jornada de trabalho e outros benefícios, buscando assegurar a dignidade humana no âmbito laboral e proporcionar equidade nas relações de emprego.

Para tanto, o Direito do Trabalho é ordenado por legislação específica, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que, em vias de completar setenta anos de criação, traz as leis, normas e princípios que regulam e normatizam as relações de trabalho.

Neste trabalho, será explanado sobre os princípios do Direito do Trabalho e sua importância para o ordenamento jurídico.

ETAPA 1

2 RELEVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS

        Todo e qualquer ramo do direito, tem princípios que são instrumentos de regulação de instituições e relações humanas, acolhem a finalidades preestabelecidas em verificada conjuntura histórica.

        Não poderia acontecer diferente com o Direito Laboral. Assim, diante dos conflitos advindos de uma Relação de Trabalho, presente pela desigualdade desta, entre empregado e empregador, o ramo do Direito Trabalhista se propõe a gerar soluções que sejam suficientes a estes.

        O Direito do Trabalho, depois de determinados períodos de lutas e manifestações da classe obreira, é hoje um ramo autônomo, dotado de especificações próprias, que acima de tudo, objetiva uma efetiva proteção à classe trabalhadora, sendo dotado de normas rígidas e princípios basilares, gerando um alicerce sólido e concreto.

3 PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO

São medidas protetoras que têm por finalidade promover o equilíbrio entre o pólo mais fraco da relação jurídica de emprego e o mais forte, tendo em vista que o capital, por obter o poder aquisitivo superior e influente na resolução de conflitos.

Este princípio engloba três vertentes, sendo elas: in dubio pro operario; aplicação da norma mais favorável; condição mais benéfica.

De acordo com o in dubio pro operario, na interpretação de uma disposição jurídica que pode ser entendida de diversos modos, ou seja, havendo dúvida sobre o seu efetivo alcance, deve-se interpretá-la em favor do empregado. Por se tratar de princípio inerente ao Direito (material) do Trabalho, entende-se que o in dubio pro operario não apresenta caráter processual, uma vez que o Direito Processual do Trabalho possui disposições específicas e próprias, como a avaliação das qualidades produzidas e a aplicação das regras de ônus da prova.

O princípio de aplicação da norma mais favorável é no sentido de que, havendo diversas normas válidas incidentes sobre a relação de emprego, deve-se aplicar naquela mais benéfica ao trabalhador. Isso significa que, existindo mais de uma norma jurídica válida e vigente, aplicável a determinada situação prevalece aquela mais favorável ao empregado, ainda que esta norma esteja em posição hierárquica formalmente inferior no sistema jurídico.

O princípio da condição mais benéfica atua no sentido de que mesmo que aja manutenção do contrato do trabalho, uma vez que o benefício foi concedido ao empregado, este não pode ser retirado, exceto em casos da não habitualidade do benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com