TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Resistência dos Materiais Aplicada à Construção Civil – Etapa 1

RESUMO
Tendo em vista a natureza social, a construção, criação e conclusão de novos projetos, este trabalho propõe analisar a construção de uma ponte de uma forma geral como um meio de acesso, poder econômico e melhorias para a sociedade. A abordagem baseia- se nos diversos tipos de pontes, nas suas interações, nas diferentes vertentes de utilização todas com um mesmo fim unir dois pontos de uma maneira rápida e segura, visando sempre melhorias, agilidade, benefícios econômicos e sociais.



Palavras-Chave: Construção; Economia; Materiais; Pontes.










1. INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da história humana, o homem vem buscando o reconhecimento de suas criações e idéias.
A transformação da sociedade, o avanço da tecnologia e melhoria na qualidade de vida são alguns dos progressos que estamos acostumados a saber. Mais existe um fator muito importante que vêm se tornando um diferencial e um mérito indispensável, as grandes construções.
As construções agregam valores, contam histórias, demonstram poder aquisitivo, geram status, melhorias, beneficiam todos os envolvidos, nomeiam e classificam um país e consequentemente ajudam a economia. 
Estamos falando de grandes construções, de investimentos para um país, de todas as etapas que levam a conclusão de um projeto, dos materiais usados, dos estudos e projetos, dos riscos e benefícios. Mais o foco principal têm ido o progresso e o envolvimento de todas as etapas para que se chegasse ao resultado final, para que se chegasse ao esperado.
Com isso percebe- se que desde a criação da sociedade o ambiente vem sido modificado e a construção civil além de ser importante têm mostrado também quão grande o homem pode ser e até onde deve- se investir para alcançar o sucesso, e os benefícios que bons projetos trarão.









2. DESENVOLVIMENTO
O Desenvolvimento do trabalho está apresentado nos passos seguintes.

2.1 Passo 1
Aula-tema: Conceito de tensão
Assistir o vídeo “Como construir uma ponte”, para que você possa refletir sobre os diversos aspectos que devem ser observados numa construção de uma ponte convencional. Após assistir esse vídeo, possa se estender para o macarrão como material básico.
“Como construir uma ponte” Disponível em:
http://youtube.com/watch?v=knz-idsYrGE&feature=related Acesso em: 27 de novembro de 2013.
De acordo com o vídeo que assistimos, a China como uma grande potência mundial tem investido grandemente nas construções e a ponte de Qingdao é o maior exemplo deste investimento, até porque houve gastos imensuráveis para a economia chinesa e benefícios para a população e o país. Visto que alguns dados não são comentados e nem arquivados em nenhuma fonte de pesquisa até por sigilo do governo que quer que a China se torne um país exemplar e que nenhum outro país seja capaz de copiar os seus feitos e progressos.


2.2 Passo 2
Pesquisar em artigos e/u reportagens sobre a maior ponte do mundo inaugurada na China no ano de 2011. Com os dados da pesquisa, fazer um relatório elucidando sobre as etapas e tempo de construção, preços, cargas admissíveis, profundidade e extensão dimensão de pilastras e outros fatores que sejam relevantes num projeto de resistência de materiais para a construção civil. Este relatório deverá ser entregue ao professor no final do primeiro bimestre com o nome Relatório sobre a Ponde Qingdao.

2.2.1 RELATÓRIO PONTE DE QINGDAO
A China sempre foi conhecida por suas grandes construções. O país, com a maior população do mundo, apresenta grandes obras que foram construídas ao longo dos séculos. 
Um exemplo destes feitos é a ponte Qingdao Haiwan a mais longa ponte sobre o mar do mundo, inaugurada no dia 30 de junho de 2011, com 42 quilômetros de extensão fazendo a ligação do porto leste de Qingdao com a ilha de Huangdao ligando dois pontos de importante porto do país.
A construção da ponte Qingdao Haiwan teve por objetivo diminuir a viagem entre a parte central da cidade e o subúrbio de Huangdao em 30 km e melhorar o tráfego de automóveis. Com isso, o tempo de deslocamento entre os dois pontos caiu de 40 minutos para 20 minutos. 
A construção da ponte de Qingdao teve inicio no ano de 2007, mais de 10 mil pessoas trabalharam nessa obra que demorou quatro anos para a conclusão total do projeto com um investimento estimado em 14,8 bilhões de yuans, aproximadamente R$ 3,6 bilhões. 
Outra característica que aloriza a construção é a forma como ela foi construída, os materiais utilizados e a segurança oferecida. A ponte foi planejada para aguentar grandes desastres naturais, tufões, terremotos de até 8 pontos na escala Richter e até o impacto de um navio de 300 mil toneladas.
Foram utilizados cerca de 450 mil toneladas de aço e 2,3 milhão de metros cúbicos de concretos na estrutura da ponte que têm mais de 5.200 colunas de sustentação, 35 metros de largura transportando as seis pistas de tráfegos de automóveis.
Este projeto foi considerado um marco na construção civil e contribuiu grandemente para a melhora no transporte, e também foi uma forma encontrada pela China de demonstrar seu poder econômico, já que, no século XXI, o país tem obtido um dos maiores desenvolvimentos do mundo, sendo considerado o sucessor dos Estados Unidos como maior potência mundial.



2.3 Passo 3
Pesquisar sobre diversos tipos de pontes e suas características: estruturas, funcionalidades e extensões.
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. uando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e têm que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, acidentes geográficos, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstruído.
Viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde o intenso tráfego de veículos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas não podem ser ligeiramente interrompidos. Além de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.

2.3.1 AS PRIMEIRAS PONTES
As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.
Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante à construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia(cerca de 500 a.C.).

Os primeiros registros sobre a existência de pontes mais modernas e parecidas om a do nosso cotidiano foi feita em Roma 
A primeira ponte romana teria sido construída no Tibre no ano 621 a.C. e foi conhecida como ponte das Estacas
No século III a.C.  os romanos começam a se dedicar à construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projeto nunca antes visto e dificilmente superado nos mil anos seguintes. Os arcos foram usados pela primeira vez para a construção de pontes e aquedutos, alguns dos quais ainda hoje se mantêm de pé. Os romanos, foram também os primeiros a usar o cimento, o que reduziu a variação da força que a pedra natural oferecia. Pontes de tijolo e argamassa, foram construídas após a era Romana, à medida que se ia abandonando a tecnologia do cimento.

2.3.2 NOS DIAS ATUAIS
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra desenvolveu um modelo de ponte que ficou conhecido como Bailey, foram modelos de pontes metálicas emergenciais fundamentais para a vitória dos Aliados contra a Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodoviárias tiveram que ser reconstruídas. Generalizou-se o uso do betão e do aço, nomeadamente com pontes em betão pré-esforçado. As cofragens metálicas e as vigas passaram a ser soldadas em vez de fixas com rebites.
Constroem-se numerosas pontes suspensas, e, em particular, pontes atirantadas com as mais variadas disposições dos cabos de suspensão. Torna-se claro que as pontes em betão, devido à importante carga própria que possuem, são pouco sensíveis à arga variável e, como tal, pouco influenciadas por esta, o que lhes dá uma importante estabilidade.
Com o desenvolvimento nas técnicas de construção, manutenção e reabilitação de pontes, com a introdução de novas técnicas construtivas e novos materiais (alumínio, fibra de vidro) ou evolução das características dos já utilizados (betão,aço).
As novas pontes serão certamente construídas de forma mais económica, segura e com maiores níveis de qualidade.


Um salto importante estará no advento das chamadas pontes inteligentes que, dotadas de sensores, processadores de dados e sistemas de comunicação e sinalização, poderão alertar para um conjunto de situações, desde sobrecargas, subidas dos níveis das águas, ventos, formação de gelo, sismicidade, pré-rotura de certos pontos nevrálgicos da ponte, fadiga dos materiais, corrosão.
Estes sistemas "inteligentes" poderão chegar ao ponto de serem "reactivos", por exemplo, combatendo a corrosão através de sistemas de raios catódicos instalados na própria ponte, usando sistemas de descongelação do gelo presente no tabuleiro, ou mesmo accionando deflectores de ar de forma a assegurar a melhor estabilidade da ponte face ao vento ou às cargas variáveis.
A implementação de todos estes sistemas, decorrente de uma estreita colaboração entre a engenharia de materiais e a electrónica, está dependente, para além da própria evolução da ciência, dos estudos económicos que demonstrem a sua exequibilidade.

2.3.3 TIPOS DE PONTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com