TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO DO TRABALHO

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. Introdução......................................................................................................................03

2. Etapa 1 ........................................................................................................................................ 04

3. Etapa 2 ........................................................................................................................................ 13

4. Conclusão...................................................................................................................................... 17

5. Bibliografia.................................................................................................................................. 18

Introdução

È importante ressaltar que ao longo dos tempos, esta foi uma das conquistas mais importantes dos trabalhadores no sentido em se garantir a limitação de horas trabalhadas!

Visto que a história do trabalho humano é uma história e horror, na qual muitas vezes os trabalhadores eram expostos as jornadas extenuantes, condições precárias de local de trabalho tendo sua saúde, sua segurança prejudicada e muitas vezes sua própria vida.

Portanto a limitação das horas na jornada de trabalho através de normas jurídicas que nelas estão estabelecidas tende em atender as necessidades e integridades do trabalhador.

1. Quais os limites que devem ser respeitados no tocante de trabalho? No caso de trabalho em ambiente insalubre há alguma diferença?

Trataremos agora sobre a duração da jornada de trabalho, isto é das regras relativas que envolvem o período diário de prestação de serviço pelo empregado ao empregador.

A importância deste tema se encontra referida em nossa Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, como segue:

Art.7º “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que usem a melhoria de sua condição social.

XIII: duração do trabalho não superior as 8 horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensação de horários a redução da jornada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.”

Assim a redução da jornada de trabalho pode dar-se num dia, ou ser distribuída durante a semana.

A nosso ver a Constituição manteve a fixação da jornada trabalhada no máximo de 8 horas de trabalho por dia.

Convêm lembrar como bem observa Aluysio Sampaio (1982: 57-61), que já a norma constitucional estabelece um limite diário para a jornada de trabalho e sendo, sua aplicação obrigatória, dado seu caráter imperativo, as exceções são apenas aquelas especialmente previstas na lei, não podendo ficar ao arbítrio das partes a limitação da duração da jornada de trabalho.

Como se vê em obediência a norma constitucional, como não poderia deixar de ser o legislador consolidado disciplina a duração da jornada diária, conforme o art.58 da CLT ( consolidação das leis trabalhistas).

Artigo 58: “A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite”. Desse modo, como podemos observar que o legislador ordinário outra coisa não fez a não ser obedecer ao que se encontra em nossa constituição fixando o máximo da jornada de trabalho em oito horas.

Porém o texto legal, diz que tal limite há de ser observado desde que não seja fixado expressamente outro limite, ou seja, a lei permite fixação de jornada diária de trabalho inferior, quer pela própria lei, quer por vontade das partes.

Vejamos alguns exemplos para melhor compreensão:

Jornada diária do bancário, que é de 6 horas diárias, como resulta o artigo 224 da CLT.

“Artigo 224. A duração normal do trabalho em bancos, casa bancárias, e Caixa Econômica Federal será de 6 horas contínuas nos dias úteis, perfazendo um total de 30 ( trinta ) horas de trabalho por semana.

A jornada diária de operadores de serviços de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, também de 6 horas diárias, conforme o art.227 da CLT (Consolidação das leis trabalhistas):

Artigo 227. Nas empresas que explorem o serviço de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, fica estabelecida para os respectivos operadores a duração máxima de 6 (seis) horas contínuas de trabalho por dia ou 36 (trinta e seis) horas semanais”.

Existem outras atividades específicas que possuem tratamento diverso da regra geral, tendo sua jornada de trabalho reduzida.

Temos, portanto, que a fixação da jornada diária de trabalho pode decorrer tanto da lei quanto da vontade das partes, desde que, observa-se o limite máximo de oito horas diárias.

A doutrina também nos indica outros diversos fundamentos para limitar a jornada de trabalho pelas normas jurídicas, com natureza cogente.

Portanto podem ser arrolados os seguintes fundamentos, como veremos a seguir:

Psíquica e psicológica: trabalho intenso com jornadas extenuantes pode causar esgotamento psíquico e psicológico ao trabalhador, tendo a sua saúde mental afetada e a capacidade de concentração, o que pode gerar até mesmo doenças ocupacionais de ordem psíquica, como a chamada Síndrome o esgotamento profissional.

Física o labor em jornadas de elevada duração pode acarretar a fadiga somática do empregador, resultando em cansaço excessivo, bem como aumentando o risco de acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais, colocando a saúde, a segurança e a vida do trabalhador em risco.

Social: É necessário para a sociedade que a pessoa trabalhe, mas é importante também que se exerçam outras atividades na comunidade em que vive, inclusive no seio familiar, por ser a base da sociedade.

Econômica: As jornadas trabalhistas de elevada duração pode fazer com que as empresas deixem de contratar outros empregados, passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com