TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO DO TRABALHO

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

AULA 01

ESTABILIDADES E FGTS

DELGADO, Mauricio Goldinho. Curso de Direito do Trabalho. 13ª edição. São Paulo: LTr, 2014. Pág. 1305/1336 e 1336/1344

PLT – páginas 447-478 e 503/519

### PRÉ-AULA: Assista o vídeo “Série Novas Regras TST: o que muda na estabilidade provisória de gestantes e dirigentes sindicais”

 https://www.youtube.com/watch?v=1S7d6hll8KM – acessado em 14/08/2015 – as 15:55.

 

  • CONCEITO DE ESTABILIDADES

                Trata-se do direito do empregado de permanecer no emprego, salvo questões atientes a justa causa, força maior que determine a extinção da empresa ou cessação da atividade.

  • ANTIGAS ESTABILIDADES

                A CLT previa, já que tacitamente revogados, os artigos 477 e 478, caput da CLT, indenizações crescentes em virtude do tempo de serviço até dez anos. A estabilidade decenal, que na realidade era de 09 anos, nos termos do artigo 492 da CLT e antigo enunciado 26 do TST.

                Tais questões não impossibilitavam a demissão, mas impediam demissões imotivadas, principalmente a contar do décimo ano de trabalho.

                Contudo, surgiu o sistema do FGTS que organizava sistema alternativo a tais estabilidades, no instante da celebração do contrato, assim, optando o trabalhador por tal situação não estaria acobertado pelas estabilidades celetistas, mas teria assegurado 8% de FGTS mensal e multa de 40% sobre o FGTS no caso de dispensa imotivada.

                Assim, preservaram-se as situações jurídicas já sedimentadas, mas a partir de então (1967) a totalidade do sistema passou a ser pelo fundiário.

  •  CF/88

  1. Universalizou o sistema do FGTS, sendo direito inerente ao contrato de trabalho, eliminando o antigo sistema indenizatório e estabilitário celetista;
  2. Criou a restrição a dispensa árbitrária ou sem justa causa – a CF/88 vedou estas questões, mas o entendimento majoritário é de que não possui tal norma auto aplicação, pendendo de regulamentação;
  3. Necessidade de negociação coletiva para dispensa em massa de trabalhadores.
  • ESTABILIDADES PROVISÓRIAS
  1. Dirigente sindical – artigo 8º, inciso VIII CF/88; Sumula 379 do TST, artigo 543 caput da CLT. A estabilidade se dá do momento da candidatura até um ano após o final do mandato.

        - No caso de prática de falta grave, a mesma deverá ser apurada por meio de um procedimento judicial de “inquérito judicial para apuração de falta grave”, o que somente sendo provido o pedido, poderá ser aplicada a justa causa.

        - No caso de pedido de demissão, mesmo nos contratos inferiores a 01 ano, deverá ter a homologação do sindicato.

        - A estabilidade não é garantida no caso de candidatura no curso do aviso prévio.

  1. Dirigente da CIPA – artigo 10, II “a” do ADCT da CF/88 - A estabilidade se dá do momento da candidatura até um ano após o final do mandato.

- Tal estabilidade destina-se apenas aos membros da CIPA  na direção, eleitos pelos empregados – Sumula 339, I do TST

- Há cabimento a rescisão contratual no caso de justa causa.

  1. Empregada gestante - artigo 10, II “b” do ADCT da CF/88 – a estabilidade se dá desde a confirmação da gravidez até 05 meses após o parto.

- Há cabimento a rescisão contratual no caso de justa causa.

- Vale ressaltar que até setembro de 2012 a estabilidade da gestante não era aplicada aos contratos a prazo determinado, mas tal situação foi modificada, sendo hoje aplicada nos termos da Sumula 244 do TST.

- O empregador não pode requerer a realização de exames de gravidez, mas a trabalhadora, caso verifique após a rescisão contratual seu estado gravídico e, que este se deu quando ainda vigia o contrato de trabalho, terá direito a estabilidade gestacional, devendo o empregador reintegrá-la ao trabalho.

  1. Acidente de trabalho ou doença profissional equiparada – artigo 118 da Lei 8213/91 e Sumula 378 do TST – a estabilidade será de 12 meses após a alta do auxilio doença acidentário.

- A sumula 378 do TST estabelece como pressupostos para obtenção de tal estabilidade afastamento superior à 15 dias e a percepção de auxilio doença acidentário.

- Os requisitos da Sumula 378 do TST são dispensados no caso de constatação de doença profissional após a rescisão contratual.

  1. Trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado – art. 93§1º da Lei 8.213/91 – A rescisão contratual de tais profissionais só poderá ocorrer mediante a contratação de substituto em situação semelhante. Assim a estabilidade não é do trabalhador, mas sim do posto de trabalho assegurado ao trabalhador reabilitado ou deficiente habilitado.
  2. Demais estabilidades:

- Empregado eleito diretor de cooperativa = possui a mesma estabilidade dos dirigentes sindicais.

- Empregado membro da Comissão de Conciliação Prévia = estabilidade aos representantes dos empregados, titulares e suplentes, da candidatura até um ano após o final do mandato. (exige inquérito judicial para justa causa)

- Membros do Conselho Curador do FGTS e do Conselho Nacional da Previdência Social = estabilidade da nomeação até 01 ano após o final do mandato.

- Empregado público e período eleitoral = vedada dispensa sem justa causa, transferência, alteração de cargo, durante o período eleitoral

  • CONCEITO DE FGTS

                Direito trabalhista destinado aos trabalhadores urbanos e rurais, que assegura um fundo de depósitos em pecúnia, a fim de estabelecer uma indenização do tempo de serviço prestado ao empregador, com natureza jurídica de contribuição social trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com